terça-feira, 7 de abril de 2015

Começa a Semana da Saúde no CRAS Umuarama

Texto e foto: Camila Graziela

Palestras, rodas de conversa, realização de alongamento, dinâmicas de grupo e atendimento de estética fazem parte da programação

Foi aberta hoje no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama a “Semana da Saúde”, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (07/04). Até o próximo dia 10, serão realizadas no equipamento social palestras, rodas de conversa, realização de alongamento, dinâmicas de grupo e atendimento de estética fazem parte da programação. A primeira atividade foi uma palestra sobre a importância da atividade física, ministrada pela educadora física do NASF, Liz Patrícia Marques. 

Por meio de dinâmica, ela abordou os benefícios e a importância de praticar atividade física. Em seguida, a fisioterapeuta Alline Gislaine Telles Paço, também do NASF, falou sobre saúde osteomuscular/dores nas costas – como evitá-las? O público pode conferir o certo e errado e como manter a postura em atividades corriqueiras como, por exemplo, abaixar para pegar algo no chão, maneira de dormir, varrer, lavar louça, segurar uma bolsa e até salto alto.




De acordo com a coordenadora do CRAS, Cristiane Barbi, a ação tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da manutenção da saúde, enfatizando os cuidados com a alimentação, higiene pessoal e ambiental. “No dia sete de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, por isso, aceitamos prontamente o convite da equipe do NASF. Com esta ação, estamos visando com a promoção da atenção primária da saúde, valorizando o bem estar e a melhora da qualidade de vida de nossos atendidos”, acrescentou.


A iniciativa é da Prefeitura de Araçatuba, por meio das secretarias de Assistência Social e de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Os CRAS de Araçatuba são geridos pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP).

Saúde

Saúde se define no estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. Além da boa disposição do corpo e da mente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) inclui na definição de saúde, o bem-estar social entre os indivíduos.


CRAS Umuarama

Criado no município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para crianças com até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.

O CRAS Umuarama fica na rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 788, atende mensalmente cerca de 430 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Umuarama é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br


-----------------------------------------------------------------------  


Nenhum comentário: