terça-feira, 7 de abril de 2015

Diabetes é tema de palestra para idosos do CRAS Central

Texto e foto: Camila Graziela

Participantes aprenderam o que é diabetes, a tipificação 1 e 2 e as consequências da doença

Os idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro de Araçatuba participaram na manhã dessa terça-feira (7) de uma palestra sobre diabetes. Ministrada por Jaqueline Berceli Barca Cursino, nutricionista do Restaurante Popular, a palestra abordou os principais cuidados com a alimentação e os fatores de risco. Os presentes aprenderam o que é diabetes, a tipificação 1 e 2, as consequências da doença como, por exemplo, cegueira, insuficiência renal e amputação de membros, são os riscos de maiores incidência.


Eles também receberam orientações nutricionais, com exemplos de como elaborar um cardápio balanceado, tanto para uma alimentação saudável, quanto para equilibrar a doença. “Por se tratar de um grupo com pessoas com mais de 60 anos, optamos trazer esse tema para estimular que nossos idosos se cuidem. Com isso, estamos promovendo a melhora da qualidade de vida que é um dos objetivos de nosso programa”, explicou Cynthia Galvão, assistente social responsável pelo grupo.


Elenice Campara Ferreira de 66 anos aprovou a iniciativa. “Eu adorei. Pra mim foi muito bom porque eu sou diabética. Aprendi muita coisa como, por exemplo, que eu posso beber minha cervejinha, desde que seja acompanhada de uma cenoura crua ralada ou semente de abóbora torrada como petisco”, relatou.


Maria de Fátima Gonçalves, 60, teve opinião semelhante. “Achei interessante porque nos auxiliou como comer corretamente. Eu adoro comer, então é bom saber se alimentar de forma adequada”, comentou.


CRAS Central

Criado no município em 2012, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro de Araçatuba desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 0 a 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.


Cerca de 360 famílias são atendidas mensalmente na unidade. O CRAS Centro fica na rua XV de Novembro, 275, e atende das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Centro é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------  

Nenhum comentário: