quarta-feira, 1 de abril de 2015

CREAS realiza oficina de chocolate

Texto: Camila Graziela

Matéria-prima e ferramentas foram disponibilizadas pelo programa social para atendidos e seus familiares, que tiveram acesso a mais um mecanismo de geração de renda

Com objetivo de possibilitar mecanismos de geração de renda e autonomia para os atendidos e seus familiares, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Araçatuba, vem promovendo diversas oficinas para inclusão no mercado de trabalho informal. Nos dias 09 e 10 de março, por exemplo, ocorreu uma oficina de chocolate ministrada pela consultora de Culinária Elaine Araújo. Segundo o coordenador Edson Neves Terra Júnior, a repercussão foi bastante positiva, o que levou o CREAS oferecer uma oficina prática, para os participantes executarem o que aprenderam durante a oficina com a consultora de culinária.


“Nós disponibilizamos a eles todo o material necessário, para que tivessem condições de dar o passo inicial. Desde o início, nosso objetivo era de implantar um projeto de geração de renda permanente para as famílias que demonstrarem interesse e também necessidade e foi justamente isso que ocorreu. Com isso, estamos potencializando a geração de renda, por meio da inclusão no mercado de trabalho informal”, explicou o profissional.


Uma jovem de 18 anos, familiar de um dos atendidos, não desperdiçou a oportunidade e fez dela sua fonte de renda. “Foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida. Me identifiquei muito com o curso e finalmente estou fazendo algo que eu realmente gosto”, declarou. Ela comentou ainda, que estava sem trabalho e graças a esta oficina tem conseguido gerar renda. “Depois da primeira oficina, eu comprei duas barras de chocolate, fiz trufas e saí vendendo. Deu tão certo que já não tenho mais tempo de sair pra vender, as pessoas vem até mim. Inclusive, já tenho duas encomendas uma para aniversário e outra para casamento só nesse final de semana”, afirmou satisfeita.


O material entregue para os participantes foi composto por formas de silicone para ovos de páscoa de diversos tamanhos, formas de trufas, espátulas, embalagens, pincel, luvas, toucas, chocolates, aromatizantes, creme de leite e leite condensado. A oficina prática foi ministrada na última quinta-feira (26), das 14h às 20h, na sede do CREAS. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O CREAS é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP).


O CREAS

Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30.


Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o CREAS possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CREAS é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br

-----------------------------------------------------------------------  

Nenhum comentário: