segunda-feira, 13 de abril de 2015

Palestras sobre autoestima e hipertensão encerram Semana da Saúde no CRAS Umuarama

 Text e foto: Camila Graziela

Desde o dia seis, o equipamento promoveu diversas atividades para conscientizar a população sobre a importância da manutenção da saúde

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro Umuarama, encerrou a Semana da Saúde com palestra sobre autoestima e roda de conversa para tirar dúvidas de hipertensão.  Desde o dia seis, o equipamento promoveu diversas atividades para conscientizar a população sobre a importância da manutenção da saúde.


Palestras, dinâmicas em grupo, rodas de conversa, atendimento de estética e alongamentos fizeram parte da programação para comemorar ao Dia Mundial da Saúde (7). A iniciativa é da Prefeitura de Araçatuba, por meio das secretarias de Assistência Social e de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Os CRAS de Araçatuba são geridos pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP).



Ministrada pela psicóloga do NASF, Vera Lúcia Saturnino de Souza, a palestra abordou as principais características de uma pessoa tanto com a autoestima elevada, quanto diminuída, bem como as consequências trazidas por essas sensações e a importância da autovalorização. Na sequência, uma roda de conversa foi formada, na qual, as profissionais do NASF tiraram dúvidas sobre hipertensão.


Para a coordenadora do CRAS, Cristiane Barbi, a ação teve um saldo positivo. “Durante toda a semana tivemos boa adesão do público. Isso muito nos alegra, porque significa que conseguimos alcançar nossos objetivos, que são promoção da atenção primária da saúde, valorização do bem estar e a melhora da qualidade de vida de nossos atendidos”, frisou.

A dona de casa Telma Aparecida Teles, de 60 anos, que participou efetivamente de toda a programação, falou a respeito. “Foi uma experiência muito boa, porque a gente aprendeu bastante coisa e também podemos levar esse conhecimento adiante, como, por exemplo, para um vizinho ou parente”, comentou.

CRAS Umuarama

Criado no município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de crianças com até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.

O CRAS Umuarama fica na rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 788, atende mensalmente cerca de 430 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Umuarama é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------  

Nenhum comentário: