quarta-feira, 15 de abril de 2015

CREAS oferece oficina de capoeira para adolescentes que cumprem medida socioeducativa

 Texto e foto: Camila Graziela

Disciplina, autocontrole, atividade física e bons hábitos são algumas das características da modalidade

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Araçatuba está oferecendo uma oficina de capoeira para adolescentes que cumprem medida socioeducativa. O curso, que foi dividido entre terça-feira (14) e quarta-feira (15), é ministrado por Alex Lapenta, contramestre de capoeira e também secretário municipal da Secretaria de Participação Cidadã.


De acordo com Lapenta, a oficina é uma sensibilização em relação à capoeira e, por meio dela, transmitir alguns ensinamentos, como disciplina, autocontrole, atividade física e bons hábitos, que o esporte em geral proporciona. “Vou traçar para eles um paralelo entre o momento da criação dessa luta, que foi em busca da liberdade, e o momento atual em que eles vivem: o conflito com a lei”, explicou.

Segundo o coordenador Edson Neves Terra Júnior, a ação tem por objetivo sair do caráter de atendimento formal e aproximar os adolescentes da equipe do CREAS. “A proposta é inserir valores e trazer informações, por meio da cultura e da arte para que eles tenham de fato, o equipamento como referência”, frisou o profissional.


O CREAS

Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30.


Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o CREAS possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CREAS é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: