quarta-feira, 29 de abril de 2015

Drogas e DSTs são tema de peça teatral no Ação Jovem

Texto e foto: Camila Graziela

A ação encerra uma série de atividades sobre saúde, que foram desenvolvidas entre os meses de fevereiro e abril

O Programa Ação Jovem promoveu, na tarde dessa terça-feira (28), no Teatro Municipal Castro Alves, um espetáculo para jovens e adolescentes que integram o programa. A ação, que encerra uma série de atividades que foram desenvolvidas dentro do eixo saúde, entre os meses de fevereiro e abril, tem o apoio da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O Ação Jovem é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP).


De acordo com o coordenador Abel Andrade, nesse período foram trabalhados temas como gravidez precoce, tabagismo, DST/AIDS e álcool na adolescência. Para ele, o saldo dessas ações foi bastante positivo. “Tivemos uma adesão muito boa, houve muita interação dos jovens durante as palestras e isso mostra que eles tinham interesse e até dúvidas em relação ao que foi abordado”, comentou. Ele acrescentou ainda que a peça teve por objetivo promover acesso à cultura e também mais um meio de levar a mensagem do que já foi debatido para os jovens.


Intitulada de “Manos”, da companhia Atos e Atitudes, de Birigui, interpretada pelos atores Jander Willian e Eduardo Amaral, a peça fala de dois irmãos que se deparam com doenças sexualmente transmissíveis, drogas, gravidez precoce, tabagismo, e se deixam levar por incorreções comportamentais e vícios. Ainda assim, um tenta ajudar o outro a vencer as dificuldades relacionadas aos problemas.

Jéssica, de 17 anos, aprovou a iniciativa. “Achei interessante porque nos ensinou ter respeito com nossa saúde. Muitas pessoas da nossa idade, não sabiam sobre as doenças sexualmente transmissíveis, nem como usar preservativo corretamente. Além disso, o Ação Jovem nos prepara para o mercado de trabalho, inclusive, vamos iniciar um curso de auxiliar de escritório com duração de seis meses, no Senac, e gratuito”, comentou a jovem.


Ação Jovem

Implantado no município em 2005, o Ação Jovem é um programa que estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens beneficiários continuar o aprendizado para seu desenvolvimento pessoal, para sua inserção no mercado de trabalho e para fomentar sua preparação para o efetivo exercício da cidadania. Mantido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Governo Estadual, o programa oferece atividades socioeducativas e uma bolsa-auxílio de R$ 80,00.


Localizado na Avenida dos Araçás s/n (antiga estação ferroviária), no Centro, o local atende atualmente 279 jovens, com idades entre 15 e 24 anos, cuja renda familiar é de até meio salário mínimo por pessoa. Funciona das 8h às 17h. Para participar, além da idade, o participante precisa estar matriculado e frequentando o ensino fundamental, médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o Ação Jovem é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: