sexta-feira, 10 de abril de 2015

CRAS Umuarama promove atividades para a valorização do usuário

Texto e foto: Camila Graziela

Enquanto idosos do SCFV visitavam o Lar São João, mulheres recebiam tratamento de estética na sede da unidade

Os idosos que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama (Araçatuba), e do Ponto de Apoio, no bairro Alvorada, visitaram, na manhã dessa quinta-feira (9), os idosos que moram no Lar São João (Comunidade Luso-Brasileira). 

De acordo com a assistente social responsável pelo grupo, Lívia Rodrigues Restofe, a ação é resultado da participação dos próprios idosos no processo de criação e elaboração do cronograma das atividades desenvolvidas no grupo. “Todos eles têm poder de decisão e foram eles próprios que sugeriram a visita. Com isso, percebe-se a valorização da autoestima desses indivíduos e maior resultado e alcance de objetivos”, explicou a profissional.


Lá, os integrantes do SCFV se apresentaram de forma voluntária. Canto, dança, oração e recital de poesias fizeram parte das apresentações. A usuária Inês Mosca Benante, de 70 anos, moradora no jardim Alvorada, se sentiu realizada. “Achei maravilhoso! Eu sempre tive vontade de conhecer um asilo. Gostei da experiência e mais ainda de ver como eles são bem cuidados”, disse.

oão Ribeiro, de 71 anos, morador do local há quatro, contou um pouco de sua trajetória e da alegria que sente quando recebe visitas. “Eu adoro receber visitas, porque eu não tenho família. Trabalhei por 46 anos como palhaço do circo Orlando Orffei e fiz a alegria de muita gente. Hoje, minha alegria é receber pessoas”, comentou.



Simultaneamente a esse evento, na sede do CRAS, cerca de 40 mulheres receberam massagem com hidratação facial e de mãos, feitas por alunas do curso de Estética do Senac. A ação faz parte da programação da Semana da Saúde, realizada no equipamento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7).


A iniciativa é da Prefeitura de Araçatuba, por meio das secretarias de Assistência Social e de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Os CRAS de Araçatuba são geridos pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP).


Amabile Daiane de Souza, 24, que está participando dos eventos durante essa semana falou sobre a ação. “Achei as palestras ótimas, porque tirei bastante dúvidas, principalmente em relação as dietas. O evento de hoje foi um mimo para nós mulheres. Isso ajuda a nos sentirmos melhores e eleva a auto estima, foi muito bom”, relatou.

Ivonete Vieira dos Santos, de 33 anos, também opinou. “Esta semana está sendo tudo de bom. Recebemos muitas orientações, serviu pra abrir a mente de muitas pessoas. Hoje foi especial pra nós mulheres, porque nos estimula a nos cuidar, nos valorizar e gostar mais de si”, declarou. 



CRAS Umuarama

Criado no município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de crianças com até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.

O CRAS Umuarama fica na rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 788, atende mensalmente cerca de 430 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Umuarama é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------  

Nenhum comentário: