quinta-feira, 9 de abril de 2015

Palestras dão sequência à Semana da Saúde no CRAS Umuarama

Texto e foto: Camila Graziela

Atenção Primária à Saúde e Promoção em Saúde e Prevenção em Acidentes Domésticos e Primeiros Socorros foram temas desta quarta

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (07/04), duas palestras foram realizadas nessa quarta-feira (8) no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama, em Araçatuba. Uma delas teve como tema a Atenção Primária à Saúde e Promoção em Saúde, e a outra foi sobre Prevenção em Acidentes Domésticos e Primeiros Socorros. A ação faz parte da programação da Semana da Saúde, realizada no equipamento.


A primeira atividade foi ministrada pelo médico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Johannes Samuel de Almeida. Ele abordou a importância da qualidade de vida do idoso.  O palestrante incentivou a senhora Joana, de 76 anos, a fazer um retrospecto de sua vida e a fez refletir se imaginou que viveria todo esse tempo e pensar o que faria daqui pra frente se vivesse por mais 14 anos.


Os presentes aprenderam que o conceito saúde é muito amplo, não apenas ausência de patologia. Prevenção, bem-estar físico e psicológico também fazem parte desse conceito e que o convívio do idoso com a família previne doenças, risco social e contribui com a valorização da autoestima.


Em seguida, o sargento Ulisses, do Corpo de Bombeiros, deu dicas de como prevenir acidentes domésticos e de primeiros socorros. A dona de casa Maria Estela Gonçalves, 50, que está participando efetivamente das palestras, aprovou a iniciativa. “Tem sido muito importante participar desta semana, porque tenho tirado muitas dúvidas. É uma grande oportunidade de aprendermos a cuidar melhor de nossa saúde”, relatou. Ela também frequenta as oficinas de dança ofertadas pelo CRAS.

Opinião semelhante teve Maria Aparecida de Souza Moura, 66. “Achei muito interessante porque nos ensina que as pessoas mais idosas, como eu, não devem ficar paradas e que a atividade física é essencial nessa idade”, comentou.

Até o próximo dia 10, serão realizadas no equipamento social palestras, rodas de conversa, realização de alongamento, dinâmicas de grupo e atendimento de estética. A iniciativa é da Prefeitura de Araçatuba, por meio das secretarias de Assistência Social e de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Os CRAS de Araçatuba são geridos pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP).

CRAS Umuarama

Criado no município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para crianças com até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.


O CRAS Umuarama fica na rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 788, atende mensalmente cerca de 430 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Umuarama é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------  

Nenhum comentário: