terça-feira, 14 de abril de 2015

CRAS Central promove palestra para idosos sobre hipertensão

 Texto e foto: Camila Graziela

Evento abordou os principais cuidados com a alimentação e os fatores de risco que desenvolvem a doença

Hipertensão. Este foi o tema da palestra realizada na manhã dessa terça-feira (14), para os idosos que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro. O evento contou com a participação de 40 pessoas e teve como objetivo orientar os idosos a cuidarem da saúde. Segundo o Ministério da Saúde, 50% dos idosos no Brasil são hipertensos.


Ministrada por Jaqueline Berceli Barca Cursino, nutricionista do Restaurante Popular, a palestra abordou os principais cuidados com a alimentação e os fatores de risco que desenvolvem a doença. Diabetes, stress, tabagismo, uso de bebida alcoólica e sedentarismo, são alguns desses fatores. Jaqueline destacou também, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou uma lei obrigando os fabricantes de alimentos diminuírem a quantidade de sódio nos produtos. “Isso porque o sal e o sódio são os maiores vilões para hipertensos. É recomendado por dia, apenas cinco gramas de sal. Segundo pesquisa da Anvisa, nossa ingestão está acima de 10 gramas. Por isso a importância de reduzir o consumo”, salientou.


Os presentes aprenderam ainda que zinco, magnésio, cálcio e potássio são minerais que auxiliam no combate à hipertensão porque eles ajudam a eliminar o sódio do organismo. Os idosos também receberam orientações nutricionais, com exemplos de como elaborar um cardápio com os principais alimentos fontes desses nutrientes, de acordo com o plano alimentar DASH, abreviação de “Dietary Approaches to Sop Hypertension”, que em português significa normas dietéticas para combater a hipertensão.

A aposentada Zeres Maria Rosa, de 66 anos, é hipertensa e disse ter gostado muito da palestra. “Achei muito boa. Tirei bastante dúvidas. A partir de hoje, vou controlar minha pressão, graças ao que aprendi hoje”, afirmou. Opinião semelhante teve Elisabete Ferreira, 67. “Essa palestra foi importante, porque nos auxilia como se alimentar corretamente. Eu sou hipertensa e cardíaca e hoje eu vi que minha alimentação é toda errada”, comentou.

CRAS Central

Criado no município em 2012, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro de Araçatuba desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 0 a 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.


Cerca de 360 famílias são atendidas mensalmente na unidade. O CRAS Centro fica na rua XV de Novembro, 275, e atende das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Centro é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: