segunda-feira, 23 de maio de 2016

Semana de combate à violência é encerrada com orientações e atividade lúdica‏

Por Camila Graziela
Mobilização no Calçadão de Araçatuba encerrou a Semana de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes promovida pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Equipe distribuiu materiais informativos sobre como identificar tipos de violência e procedimentos a adotar, no caso de constatação. Crianças receberam pintura facial. 

Segundo o coordenador do Creas, Edson Neves Terra Júnior, a campanha abrangeu todo o município. “O resultado foi bastante positivo pela abrangência das ações. Todas as casas de Araçatuba receberam material informativo. Desta forma, conseguimos transmitir a mensagem para todos os munícipes. Nossa expectativa é que aumentem as denúncias em 20%, principalmente por meio do Disque 100”. 
Esse número deve ser utilizado para denúncias em casos de suspeita de qualquer tipo de abuso. No ano de 2015, Disque 100 recebeu mais de dois milhões de denúncias em todo o país. Deste total, 95 mil casos foram de abusos contra crianças e adolescentes, sendo 62% do sexo feminino.


Terra Júnior destacou ainda que no ano de 2015 o equipamento atendeu 169 crianças e adolescentes vítimas de violência. Desse total, 79% não procuraram ajuda. Ele ressaltou que “a violência acontece dentro de casa, praticada pelos próprios familiares ou por alguém de fora da família, como vizinhos, desconhecidos, religiosos e profissionais que atendem crianças”. 
"Por isso é importante ficar atento: mudanças bruscas de comportamento, doenças sexualmente transmissíveis, tristeza ou choro sem motivo aparente, pesadelos frequentes, agressividade ou isolamento podem ser algumas pistas de que a criança ou adolescente esteja sofrendo violência”, acrescentou o coordenador do Creas.
 CREAS  
Criado em Araçatuba em 2009, Creas é direcionado ao atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência, com os objetivos de fazer com que superem o trauma e interrompam o ciclo da violência, por meio de atendimentos psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, com funcionamento das 8h às 17h30.  
Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, Creas possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativa (adolescentes que cometem atos infracionais).

Nenhum comentário: