segunda-feira, 30 de maio de 2011

Araçatuba vai participar dos Jori

A delegação de Araçatuba está preparada para a participação na 15ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), que serão realizados entre os dias 1º e 5 de junho, em Votuporanga. O evento deverá ter a participação de aproximadamente 2,5 mil atletas de mais de 100 municípios das regiões de Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto e Votuporanga.

A equipe araçatubense é composta por 71 atletas, sob coordenação das secretarias municipais de Esporte, Lazer e Recreação e de Assistência Social, por meio do Fundo Social de Solidariedade. Serão disputadas 13 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, xadrez, truco, voleibol e tênis de mesa.

O evento é promovido pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude, com o apoio das cidades anfitriãs, e visa, entre outros os objetivos, proporcionar aos idosos canais de comunicação, convívio social e troca de experiências, além de valorizar e estimular a prática esportiva como forma de promover melhorias na qualidade de vida.

Mudanças

Segundo a chefe da delegação araçatubense, Inácia Marconato Platero, a Secretaria Estadual alterou regiões. Até o ano passado, Araçatuba e Presidente Prudente pertenciam à mesma área. A partir deste ano, a cidade passa a competir com municípios ao seu entorno e das regiões de Jales, São José do Rio Preto e Votuporanga. Além dessa reformulação, o Estado eliminou o sistema de classificação.

Segundo Inácia, não haverá mais campeão, vice nem pontuação final (geral). “Mas as formas individuais de classificação serão mantidas”, disse. Desta forma, os três primeiros colocados em cada modalidade serão classificados para a Etapa Estadual, exceto no atletismo e na natação. Nestas duas modalidades, serão classificados os dois primeiros colocados, sendo que a terceira vaga será destinada a quem fizer o melhor tempo entre todas as regiões do Estado.

2010

No ano passado, no sistema antigo, Araçatuba foi vice-campeã dos Jori, que foram realizados em Osvaldo Cruz. A cidade somou 115 pontos no total, ficando apenas quatro pontos atrás da primeira colocada (Presidente Prudente). Na classificação final por modalidade, Araçatuba conquistou nove medalhas – três de ouro, quatro de prata e duas de bronze.

Nenhum comentário: