quarta-feira, 18 de maio de 2016

Prefeitura e Senac encerram com festa Trabalho Técnico Social no bairro Águas Claras 2‏

Por Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), concluíram Trabalho Técnico Social (TTS) que atendeu 1,4 mil famílias com cursos profissionalizantes e atendimentos diversos, que refletem diretamente na qualidade de vida da população. O prefeito Carlos Hernandes fez questão de participar da festa de encerramento, no Residencial Águas Claras 2 e conhecer os frutos deste trabalho, ao lado da secretária de Assistência Social, Marta Dourado e do chefe de gabinete, Valdivino Bittencourt Dias.


Durante nove meses, técnicos do Senac estiveram presentes na comunidade promovendo oficinas aos moradores: participação cidadã, educação familiar, orçamento, geração de emprego e renda. O trabalho técnico social integra o Programa Minha Casa, Minha Vida, e tem por objetivos favorecer o desenvolvimento e fortalecimento da autoestima; reconhecer habilidades e potencialidades; valorizar a capacidade dos indivíduos; fortalecer os vínculos sociais e comunitários; e organizar a comunidade de modo que haja apropriação do espaço, de bens, serviços e de programas da rede socioassistencial.



CONJUNTO DE AÇÕES 
A secretária de Assistência Social, Marta Dourado, explica que a meta foi “executar conjunto de ações de caráter informativo e educativo junto aos beneficiários, promovendo exercício de participação cidadã, com organização da população e gestão comunitária de espaços comuns, contribuindo para o fortalecimento e melhoria da qualidade de vida das famílias e sustentabilidade do empreendimento”. 
População do Residencial Águas Claras 2, beneficiária do Programa Minha Casa, Minha vida, é constituída de famílias em situação de vulnerabilidade social, muitas que residiam em áreas de risco. Mulheres chefes de famílias, idosos e pessoas com deficiência e renda familiar de até R$1600 reais mensais constituem o perfil da comunidade. Com o empreendimento, foi assegurado direito social à moradia, com melhora da qualidade de vida. 

Na festa de encerramento no bairro, no sábado (14), atividades recreativas foram organizadas, como piscina de bolinhas, touro mecânico, pintura facial, queimada, pula corda, entre outras brincadeiras. Também foram distribuídos pipoca, algodão-doce e refrigerante.

Nenhum comentário: