quarta-feira, 18 de maio de 2016

Creas capacita profissionais sobre prevenção de violência contra crianças e adolescentes

Por Camila Graziela
Profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) participaram de capacitação sobre prevenção de violência contra crianças e adolescentes. Uma das prioridades da Prefeitura de Araçatuba é promover capacitação técnica para que possam prestar atendimento digno e de qualidade à população; Creas é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social. 
Promovida nas dependências da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, na segunda-feira (16), a capacitação foi conduzida pelo psicólogo Sidnei Rinaldo Priolo Filho, da Universidade Federal de São Carlos. Segundo o coordenador do Creas, Edson Neves Terra Júnior, o enfoque foi amplo: como analisar os impactos após a Semana de Combate, formas e níveis de prevenção, como focar em projetos e fazer campanhas com menor gasto e resultados mais efetivos. 
“Foi bastante positivo; a equipe ficou entusiasmada. Ao longo do ano, nós investimos em campanhas de sensibilização nas três frentes de trabalho do Creas. Esta capacitação é mais uma forma de aprimorarmos o atendimento prestado pelos profissionais do equipamento, e também um meio de otimizarmos tempo, dinheiro e alcançar resultados mais efetivos”, pontuou Terra Júnior. No período da manhã, Priolo Filho proferiu palestra durante a abertura da Semana de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 
CREAS 
Criado em Araçatuba em 2009, Creas é direcionado ao atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência, com os objetivos de fazer com que superem o trauma e interrompam o ciclo da violência, por meio de atendimentos psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, com funcionamento das 8h às 17h30. 
Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, Creas possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, e Serviço de Medida Socioeducativa (adolescentes que cometem atos infracionais).

Nenhum comentário: