quarta-feira, 4 de maio de 2016

Cras no bairro Juçara promove oficina de pintura em azulejo para idosos‏

Por Camila Graziela

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Juçara, está promovendo oficina de pintura em azulejo para idosos que integram Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As aulas começaram na terça-feira (3) e vão até o dia 28 de junho, totalizando 32 horas, numa iniciativa da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.


A oficina faz parte do tema transversal (memória, arte e cultura) e integra o caderno de orientações técnicas proposto pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Segundo a coordenadora da unidade, Aretusa de Paula Rodrigues, além de complementar o trabalho social que é realizado pelo Cras, o foco principal da atividade é promover, por meio da arte, um espaço para aquisição de novos conhecimentos, habilidades artísticas e culturais, interação e reflexão de maneira lúdica. 

“A ação também proporciona descoberta de novos talentos e potenciais, assim como refinamento da coordenação motora e elevação da autoestima”, comentou a profissional. Num primeiro momento, idosos aprenderão técnicas de desenhos de traços e sombreamento com lápis em papel sulfite; posteriormente, serão aplicadas técnicas de pintura em azulejo e grafite.


Cras desenvolve diversas ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de até seis anos de idade e para idosos, e Serviço de Proteção Social Básica no domicílio, para pessoas com deficiências.

Um comentário:

rosangela disse...

Estou amando essa nova experiência de pintar azuleijos, muito mais ainda as amizades que formamos ao longo do curso. Deus abençoe. D. Santina (Bairro Juçara).