segunda-feira, 9 de maio de 2016

Curso de reaproveitamento alimentar é oferecido no Programa Renda Cidadã‏

Texto e foto: Camila Graziela

Mulheres que integram o Programa Renda Cidadã, vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Araçatuba, estão participando de Curso de Reaproveitamento Alimentar, realizado no Restaurante Popular. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com Instituto Apoio Social, será encerrada no dia 31 de maio, totalizando 18 horas.


A capacitação está sendo ministrada pela nutricionista Fernanda Rodrigues e culinarista Alessandra Prando Bottaro, com etapas de teoria e prática. Segundo a nutricionista, na primeira parte as usuárias recebem orientações e informações nutricionais: propriedades de cada alimento, suas funções e a pirâmide alimentar, formada por carboidratos, proteínas, fibras e gorduras.


Técnicas de organização no armazenamento (refrigerar, congelar e descongelar), higiene e comportamento pessoal, cuidados no preparo dos alimentos e aproveitamento deles também estão no cronograma do curso, iniciado no dia 3 de maio, com aulas na terça e quinta-feira. Material de apoio foi disponibilizado às participantes.


“A ação objetiva conscientizar sobre a importância do reaproveitamento integral dos alimentos, para melhoria do bom estado nutricional das pessoas”, explicou Fernanda Rodrigues. Na segunda parte, as mulheres colocarão as mãos na massa, para prática do aprendizado teórico, sob supervisão da culinarista Alessandra Bottaro, responsável pela elaboração das receitas. Ao final do curso haverá entrega de certificados.

Cras desenvolve diversas ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de até seis anos de idade e para idosos, e Serviço de Proteção Social Básica no domicílio, para pessoas com deficiências.

Nenhum comentário: