quinta-feira, 22 de março de 2012

Araçatuba sedia 9ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

A 9ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada nesta quarta-feira (21), em Araçatuba, na UNIP (Universidade Estadual Paulista). O evento reuniu cerca de 300 pessoas de 22 cidades da região e teve como objetivo mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos e a população em geral para a implementação e monitoramento de políticas voltadas para o segmento.
Na oportunidade, foram discutidas propostas das cidades da região administrativa de Araçatuba. As sugestões foram debatidas em grupos. Cada qual discutiu um eixo e escolheu duas diretrizes. Os eixos foram a promoção dos direitos, proteção e defesa dos direitos, protagonismo e participação de crianças e adolescentes, e controle social e efetivação dos direitos e gestão da política nacional dos direitos humanos do segmento.
O evento contou ainda com apresentações artísticas de crianças e adolescentes do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e do Programa Lobato – Sítio da Criança, de Araçatuba, e também teve palestra com o promotor Dr. Joel Furlan, responsável pela 6ª Promotoria da Infância e Juventude de Araçatuba, que discorreu sobre o tema da conferência.
DELEGADOS
Na ocasião, foram eleitos delegados adultos, adolescentes e criança. Eles vão debater e defender as propostas da região na Conferência Estadual, que será realizada em maio. As vagas para delegados na etapa regional foram distribuídas entre representantes de entidades, conselhos de direitos, crianças e adolescentes e demais órgãos, como a Defensoria Pública e conselhos setoriais.
Em plenário, foram escolhidos para representar a região 14 delegados adultos titulares: Marco Antônio de Oliveira (Araçatuba), Ilza Bueno (Ilha Solteira), Lidiane Souza dos Santos (Ilha Solteira), Milva Silveira Santiago (Valparaíso), Anderson Augusto Soares (Araçatuba) e Flávia Regina Carvalho Moretti (Guararapes).
Ainda foram escolhidos Patrícia Mara de Brito Santos (Ilha Solteira), Sirlene de Faria Santos Zuim (Guararapes), Nilton César Cardoso (Santo Antônio do Aracanguá), Ana Lúcia Alves Barboza (Sud Mennucci), Indalécio Adriano de Lima (Araçatuba), Luzia Domingues Galvão (Guararapes), Zenilda Ferreira da Silva Soares (Glicério) e Suziane Varollo D’Ángelo (Santo Antônio do Aracanguá).
ADOLESCENTES
Já os delegados adolescentes titulares escolhidos foram os seguintes: Gabriel de Nicola Bassan (Birigui), Daniela Alves Gomes da Silva (Ilha Solteira), Kelci Alves de Oliveira (Sud Mennucci), Carlos Augusto da Silva (Guararapes), Marcos Vinícius (Ilha Solteira) e Ana Laura Maziero (Araçatuba).
Ainda foi escolhida uma criança, Júlia Copetti Leopassi, e um adolescente integrante da comissão organizadora da conferência, José Josafá da Silva, ambos de Araçatuba e pertencentes ao Peti. A outra vaga da comissão ficou para Marinez Barbosa dos Santos (adulta), também de Araçatuba.

Nenhum comentário: