quarta-feira, 28 de março de 2012

Assistência Social: representantes de Araçatuba participam de encontro nacional em Fortaleza

Na semana passada foi realizado o 14º Encontro Nacional do Congemas (Conselho Nacional dos Gestores Municipais da Assistência Social), no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. Sob o tema “Entre o SUAS e o Plano Brasil Sem Miséria: os municípios pactuando caminhos intersetoriais”, o congresso contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba.
O encontro, que foi realizado entre os dias 21 e 23 deste mês, teve a presença da ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello (foto acima). Também participaram do evento a secretária nacional de Assistência Social do MDS, Denise Colin (foto abaixo, à esquerda), a prefeita de Fortaleza, Luizianne de Oliveira Lins, e o presidente do Congemas, Sérgio Wanderly Silva.
Por Araçatuba, estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda (foto acima), e as diretoras do Departamento de Proteção Social Especial da SMAS, Maria Regina de Arruda, e do Departamento de Proteção Social Básica, Márcia Moreira Lavoyer. As três também participaram do encontro da região Sudeste, realizado em Vitória (ES), em fevereiro, de onde Cidinha saiu delegada para a etapa nacional.
Em Fortaleza, além de palestras, foram realizadas 21 oficinas. As representantes de Araçatuba participaram de seis delas: “Vigilância Social: conceito, estruturação e uso do CadÚnico”, “Acompanhamento familiar, convivência e fortalecimento de vínculos nos Cras”, “Serviço Volantes: estruturação e funcionamento”, “Dialogando com o Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas”, “Atendimento à população em situação de rua” e “Suas e Sinase: atendimento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas”.

Nenhum comentário: