segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Projeto da Prefeitura de Araçatuba é estudado por acadêmico de Geografia da UEM

"Remoção e revitalização do Beco da Esperança na cidade de Araçatuba-SP: proposta de manejo sustentado de uso do espaço”. Sob esse título, o acadêmico de Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Hugo Santana Casteletto (foto), estuda a iniciativa da Prefeitura de Araçatuba em revitalizar uma área verde da cidade e transferir 38 famílias que viviam no local para o Condomínio Vitória.

O estudante de 22 anos soube do projeto em dezembro do ano passado, por meio do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Carlos Farias de Souza. “Ele me passou alguns dados do Condomínio Vitória e principalmente a ideia de trabalhar com essas pessoas em meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)”, diz Casteletto.

Segundo o graduando da UEM, o projeto da administração municipal vinha de encontro à área de pesquisa de sua escolha. “Meu interesse partiu de um trabalho já bem desenvolvido em Araçatuba aliado à área em que pretendo atuar, o Planejamento Ambiental, onde trabalhamos de forma sistêmica os modos de uso de manejo do espaço”, afirma. Além disso, Casteletto enfatiza no trabalho os aspectos legais que levaram à remoção das famílias e que, por meio de questionários, pesquisou a melhoria na qualidade de vida e satisfação das pessoas.

Objetivo

O acadêmico ressalta que o objetivo do estudo é analisar e compreender as formas viáveis de uso e manejo do solo, não apenas em áreas urbanas, mas também em áreas verdes. “Para isso, observamos todo o processo e sistematizamos no trabalho, através de métodos da Geografia Humana, observações, conversas, leitura dos projetos e principalmente questionários, que serviram de base para sabermos o que estão sentindo essas pessoas após a remoção”.

Casteletto destaca os três pontos principais da pesquisa: o “ecodesenvolvimento” e a relação entre a ocupação e a Área de Proteção Permanente que compreende o Beco da Esperança; os aspectos legais que viabilizaram a transferência das famílias, buscando na Lei Orgânica e Lei Complementar do município, além da Constituição Federal, todo o aparato que serve de base para este tipo de política pública; e os aspectos sociais vividos pelas famílias durante todo o processo.

Orientado pelo Prof°. Dr°. Edison Fortes, o bacharelando está no último semestre da graduação. Ele entrega o TCC concluído ao orientador nesta semana e espera definição de data para defender o trabalho para a Banca Examinadora. Casteletto atualmente mora em Maringá, mas nasceu e foi criado em Araçatuba. “Me empenhei bastante para poder apresentar um trabalho digno da minha cidade de origem”, afirma.

O beco e o condomínio

O Condomínio Vitória, no bairro Rosele, foi construído em Araçatuba, com investimento de R$ 650 mil do Governo Municipal. O residencial foi inaugurado no dia 11 de março deste ano para abrigar 38 famílias - mais de 120 pessoas - que antes viviam em situação precária no Beco da Esperança, área verde que foi ocupada irregularmente em 1979.

No beco, os moradores sofriam com inundações, alagamentos, falta de saneamento básico e acesso a melhores condições de vida. Diante do quadro, o prefeito Cido Sério e a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, decidiram colocar como uma das primeiras prioridades da gestão resolver esse problema, que se arrastava há 30 anos.

Coordenado pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Fundo Social de Solidariedade, com o apoio de demais secretarias, universidades e iniciativa privada, o Condomínio Vitória foi construído para oferecer moradia digna, dentro dos padrões de sustentabilidade, para as 38 famílias do antigo beco. O residencial tem coleta seletiva, projeto de arborização e paisagismo e as casas têm aquecedor solar, torneiras e lâmpadas econômicas, além de as famílias terem recebido geladeiras de baixo consumo.

3 comentários:

Carmen Casteletto disse...

Fiquei super feliz ao ver nesse blog, o interesse dessa Administração no TCC de meu filho. Foram meses de estudo e pesquisa e sempre muito bem atendido na Prefeitura e Secretaria de Ação Social. Parabéns a essa Administração que não mediu esforços para remanejar essas família, dando-lhes a oportunidade de ter uma vida digna. Carmen Casteletto

Sérgio Casteletto disse...

Obrigado Carlos Faria. Muito obrigado Jucielly da Secretaria de Ação Social. Obrigado Carlos Nova que nos levou até a área. Muito obrigado Cícera, líder comunitária que permitiu o preenchimento dos formulário e sua especial atenção. SÉrgio Casteletto

SILVIA MELO disse...

PARABÉNS AO ACADEMICO PELO BELÍSSIMO TRABALHO E A PREFEITURA MUNICIPAL PELO EMPENHO E AJUDA NA DEMONSTRAÇÃO DESTE IMPORTANTE FEITO.
CLAUDEMIR E SILVIA MELO.