segunda-feira, 29 de julho de 2013

Assistência Social terá curso de Agentes da Paz

Texto: Camila Graziela

Prefeitura de Araçatuba promove atividade para propagar a Cultura de Paz 

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), lança, nesta quarta-feira (31), às 16h, o curso “Agentes da Paz”. A cerimônia será no auditório do Paço Municipal. O curso é destinado para os monitores e técnicos que atuam nos diversos programas da SMAS, e tem como objetivo capacitar formativamente os profissionais nos princípios norteadores da Cultura de Paz, propostos pela ONU/UNESCO.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, implantar a cultura de paz se faz necessário para que os profissionais saibam como agir nos momentos de conflitos. “É de extrema importância que os profissionais de nossos programas sejam capacitados para que saibam como lidar nas mediações de conflitos entre crianças, adolescentes e famílias, por isso a implantação deste curso”, disse.

DURAÇÃO
Com o início marcado para agosto, o curso terá dois anos de duração. Os encontros serão quinzenais e as aulas serão ministradas pela coordenadora do Comitê da Alta Noroeste Paulista para a Cultura de Paz, Vivi Tuppy. Ela também é psicopedagoga, bioterapeuta, professora de ética e práticas meditativas, e gestora dos programas Educadores da Paz e Gestores da Paz, junto à Diretoria Estadual de Ensino de Araçatuba.

O curso será dividido em dois módulos de capacitação formativa. O Módulo I é chamado de “Querer Ver-Conectar”, cujo objetivo é apresentar a fundamentação teórica e conceitual, em dinâmicas a serem vivenciadas ao longo dos seminários quinzenais;

O Módulo II, “Fazer Agir-Emancipar” onde os participantes receberão incentivo para iniciarem a implantação das ideias básicas nos locais de atuação e, na sequência, implantarem as bases metodológicas, chegando às famílias e à comunidade;

PARTICIPAÇÃO
Segundo a chefe de Divisão de Gestão da Rede Social, Sônia Gomes Vieira, a logomarca do curso foi escolhida a partir de um concurso promovido entre as crianças do Programa Lobato-Sítio da Criança e do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).

Ainda de acordo com Sônia, as crianças tiveram que responder, em forma de desenho, à seguinte pergunta: O que é ser um agente de paz? O desenho vencedor foi de Kaique, de 11 anos, do Sítio da Criança; o garoto desenhou cinco círculos, todos eles entrelaçados. Sônia conta que, além do desenho, Kaique também respondeu à pergunta em palavras.

Ela disse que a escolha do desenho se deu porque foi o que melhor retratou o que é ser um agente de paz. “Os círculos retrataram as várias práticas para ser um agente da paz”, comentou.

Segue na íntegra a resposta de Kaique:
O relato sobre a produção do desenho “Agentes da Paz” segue abaixo:
A gente tem que:
Ser legal com os outros;
Ser gentil com as pessoas;
Quando alguém for falar, tem que saber ouvir;
Fazer novas amizades;
Não brigar com ninguém;
Ajudar as pessoas;
Ser feliz;
Não magoar o outro;
Não maltratar ninguém;
Não ser mal criado com os pais, irmãos e outros adultos.
------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Programa Lobato promove ‘arraiá’

Texto e foto: Camila Graziela

Na tarde desta sexta-feira (26), foi a vez do Programa Lobato - Sítio da Criança, promover o sua tradicional “arraia” em comemoração às festas de junho e julho para os 85 meninos que frequentam o projeto. A secretária de Assistência Social, Marta Dourado; a diretora de departamento Social Básico, Márcia Regina Moreira Lavoyer e a ex-secretária Cidinha Lacerda fizeram questão de participar.


Barracas como do chute ao gol, do estilingue, da pesca, da argola, do palhaço e até um pau de sebo fizeram a diversão da garotada. O violeiro Aprígio e o sanfoneiro Ezequiel, assim como em outros “arraiás” dos programas da Assistência Social deram o tom da festa.



O ponto alto ficou por conta de um “casório”, no qual o noivo se mete em uma confusão no dia de seu casamento. Ele assalta a barraca do estilingue e vai preso e o pessoal da comunidade sai à procura do noivo, enquanto a noiva o aguarda na porta da igreja. O noivo é encontrado por seu pai, que o traz dentro de uma carriola (carrinho de mão) e muitos outros empecilhos acontecem durante a cerimônia. Na sequência houve a tradicional quadrilha. 

De acordo com o monitor de teatro Eduardo Amaral, a peça teve como objetivo dar um tom a mais na festa. “Aproveitamos este momento para estimular o gosto dos meninos pelas artes cênicas, e acho que deu certo, pois, todos quiseram participar. Optamos por uma história caipira porque tem tudo a ver com a festa de hoje”, comentou.



Um dos garotos, de 10 anos, disse ter se divertido muito. “Eu to achando muito legal, me diverti muito na hora do casório e da quadrilha, além de poder estar reunido com os amigos. De todas as barraquinhas, eu gostei mais do chute ao gol”, afirmou.



Na oportunidade, foram servidos cachorro quente, pipoca, algodão doce, chocolate quente, canjica, milho verde, bolo de paçoca, refrigerante e doces típicos.








------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Rede Social ajuda a atender moradores de rua

Texto: Camila Graziela

Prefeitura de Araçatuba faz campanha pela internet para melhorar atendimento a quem está desabrigado


A Prefeitura de Araçatuba está usando as redes sociais para divulgar telefone para que os internautas ajudem no atendimento aos moradores de rua nestes dias frio. Por meio de redes como o Facebook e Instagram, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) está pedindo para que o cidadão que vir um morador de rua, ligar para o número 9607-8927.

A administração tem levado agasalho e alimento a quem está desabrigado. Aqueles que aceitarem, também serão levados para um abrigo. O chefe de gabinete da SMAS, Renato Torrezan, explica que a Prefeitura não tem respaldo legal para forçar um morador de rua a ser levado para um albergue. Mesmo assim, estas pessoas são atendidas por meio de programas que fazem acompanhamento e visam a ressocialização. A Prefeitura atua desde o acolhimento até atendimento psicológico e qualificação profissional.

E apesar de já ter realizado uma campanha do agasalho, a Prefeitura de Araçatuba ainda está recebendo donativos. Os interessados devem ligar para o telefone 3636-1260, que uma equipe irá até o local recolher as doações. Também é possível entregar as roupas e cobertores direto na sede da SMAS, que fica na rua XV de Novembro, 170, no Centro.




------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Conferência destaca avanço na assistência social

Texto e foto: Camila Graziela

Reunião para discutir políticas para o setor evidencia o aumento da qualidade do atendimento às famílias em vulnerabilidade social 

Araçatuba está discutindo, entre esta terça-feira (23) e quarta-feira (24), as políticas de assistência social que nortearão os trabalhos no setor nos próximos anos. A IX Conferência Municipal de Assistência Social, apoiada pela Prefeitura de Araçatuba, teve como tema “Gestão e Financiamento na efetivação do Suas (Sistema Único de Assistência Social)". E na abertura, realizada no teatro Unip, foi feito um balanço positivo do avanço da promoção da cidadania no município, por meio de políticas de acolhimento às famílias que passam por período de vulnerabilidade social.  

Antes de iniciarem os trabalhos, crianças do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) apresentaram o musical “A boa vizinhança pelo bem de nossas crianças”. O espetáculo teve livre inspiração de um dos episódios do seriado “Chaves”. Houve, também, a exibição de um vídeo no qual foram mostrados alguns dos programas da Assistência Social. Nele, técnicos da SMAS relatam os avanços que Araçatuba conquistou na área de Assistência Social. 

Em seguida, a mesa foi composta pela secretária de Assistência Social, Marta Dourado; secretário de Educação Luis Carlos Custódio, que representou o prefeito Cido Sério; pelo presidente da Câmara Municipal, Jaime José da Silva; pelo promotor da Infância e Juventude, Joel Furlan; pela presidente do Comas, Carmem Maria Ribeiro Mingoci e pelo presidente da Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência), Carlos Ferrari.



PROJETOS SÓLIDOS
A secretária de Assistência Social de Araçatuba, Marta Dourado, fez um emocionado discurso sobre os programas instalados nos últimos anos, que além de descentralizar o atendimento por meios dos Cras (Centro de Referência em Assistência Social), deram atenção especial às crianças, jovens e adultos.
“Temos, hoje, projetos sólidos e específicos para atender às vítimas da violência, do desemprego e portadores de deficiência, por exemplo, que culminam no resgate da autoestima e os prepara para um futuro melhor”, comentou a secretária.

SEM CRIANÇAS NAS RUAS
O prefeito Cido Sério foi representado, no evento, pelo secretário de Educação, Luiz Carlos Custódio. Ao abrir os trabalhos, ele lembrou o fato de Araçatuba, hoje, não ter crianças nas ruas porque todas elas foram acolhidas pelos programas sociais. 
“Também temos que destacar que as demais secretarias, como a Educação, a Cultura e a de Participação Cidadã, por exemplo, trabalham em conjunto com a Assistência Social. O prefeito Cido Sério sempre orientou para que toda a administração trabalhe em conjunto, em favor de quem mais precisa do serviço e do atendimento público”, destacou Custódio. 
DEBATES
Nesta quarta-feira (24), dando sequência às atividades, foi ministrada uma palestra pelo presidente da Avape, Carlos Ferrari. Ele abordou desde a conferência zero e discorreu sobre seus temas até os dias de hoje. Em seguida, foi aberto um debate. Cerca de 200 pessoas, entre técnicos de programas da Assistência Social, entidades e usuários, estiveram presentes. 
Na segunda parte do evento, as pessoas foram reunidas em seis eixos que discutiram seis subtemas para levar o resultado das discussões à conferência regional. Segundo a presidente do Comas, Carmem Maria Ribeiro Mingoci, em cada eixo serão discutidos os avanços, as dificuldades e as deliberações das quatro últimas conferências. 
“Nós iremos analisar o que é pertinente manter na agenda para consolidar o SUAS e fazer novas propostas para levar na Plenária Final da Conferência, até chegar na Nacional”, disse Carmem. 
Os eixos foram “O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social”, Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, processo de Planejamento, monitoramento e avaliação”, “Gestão do Trabalho”, “Gestão dos serviços, programas e projetos”, “Gestão dos Benefícios no SUAS” e “Regionalização”. 
No final, foram escolhidos seis delegados para a conferência regional. Pelo Poder Público foram eleitos a diretora do departamento de proteção social especial, Maria Regina de Arruda; a diretora do departamento de Proteção Social Básica, Márcia Regina Moreira Lavoyer e a coordenadora do Cras São José, Ana Paula da Rocha Soares. Pela Sociedade Civil, foram escolhidos Cidinha Lacerda, Marli Canova e Francisco.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

terça-feira, 23 de julho de 2013

Prefeitura ainda recebe e distribui agasalhos


Administração, que já realizou uma grande campanha que arrecadou 350 mil peças, continua recebendo donativos
 

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), mantém um trabalho constante de atendimento às famílias em vulnerabilidade social. Por meio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), por exemplo, mantém uma equipe para percorrer as praças e ruas para distribuir agasalhos e cobertores para moradores de rua. Eles também são atendidos por um programa de abrigo e ressocialização, cuja adesão é voluntária.
 
Além disso, apesar de já ter realizado uma campanha do agasalho, a Prefeitura de Araçatuba ainda está recebendo donativos. Os interessados devem ligar para o telefone 3636-1260 que uma equipe irá até o local recolher as doações. Também é possível entregar as roupas e cobertores direto na sede da SMAS, que fica na rua XV de Novembro, 170, no Centro.
 
AQUEÇA
A Campanha do Agasalho 2013 de Araçatuba, batizada de “Aqueça, não se esqueça”, aconteceu entre os dias 17 de abril e 31 de maio. Ela arrecadou cerca de 350 mil peças, entre agasalhos, sapatos e cobertores, ultrapassando a meta, que era de 300 mil.
 
Os donativos foram distribuídos para seis mil famílias cadastradas nos CRASs (Centro de Referência de Assistência Social), 406 famílias dos Assentamentos Araçá, Chico Mendes e Hugo Herédia, além das entidades sociais assistidas pelo município.
 
Neste ano, houve mudança na distribuição das peças, onde as próprias famílias puderam separar e montar seu próprio kit, facilitando na escolha, garantindo que as peças fossem melhor aproveitadas.




-----------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Araçatuba realiza Conferência de Assistência Social

Administração reúne sociedade para discutir políticas públicas para o setor



A comunidade Araçatuba vai se reunir, nos dias 23 e 24 de julho, no teatro da Unip, para discutir as políticas públicas na área de Assistência Social. A IX Conferência Municipal de Assistência Social, apoiada pela Prefeitura de Araçatuba, terá como tema “Gestão e Financiamento na efetivação do Suas (Sistema Único de Assistência Social)".

As reuniões acontecerão das 19h às 22h no dia 23, e das 8h às 14h no dia 24. A secretária de Assistência Social de Araçatuba, Marta Dourado, convida toda a população a participar do debate, que, democraticamente, define o futuro das ações públicas e serve, também, para avaliar os trabalhos realizados.




------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Cras São José promove ‘arraiá’ no Porto Real

Texto e foto: Camila Graziela

O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro São José, promoveu,l na tarde desta sexta-feira (19), o seu “arraia” em comemoração às festas de junho e julho para o grupo Paif (Programa de Atendimento Integral à Família). O evento aconteceu no Centro Comunitário do bairro Porto Real e contou com a presença de 100 pessoas entre mulheres e crianças.


De acordo com a coordenadora Ana Paula da Rocha Soares, a festa desta tarde foi destinada para dois grupos e teve como objetivo promover a confraternização. “É uma festa de tradição e aproveitamos este encontro para realizar um momento de descontração e reunir os grupos para que tenham a possibilidade de se conhecerem e trocarem experiências”, afirmou Paula. 

IMPORTANTE
A mesma opinião teve a manicure Amanda Áurea Silva de Oliveira, ela relatou a importância de momentos como este. “Estes momentos nos permitem interagir mais com as pessoas e ajuda a quebrar um pouco da rotina do dia-a-dia”, declarou. 
Já Gabriely de Jesus Rodrigues, de 11 anos, disse ter se divertido muito. “Eu já pulei na cama elástica, comi pipoca algodão doce, tá muito legal estou me divertindo muito”, disse.


O violeiro Aprígio e o sanfoneiro Ezequiel, assim como em outros “arraiás” dos programas da Assistência Social deram o tom da festa. Na oportunidade foram servidos cachorro quente, pipoca, algodão doce, chocolate quente, canjica e doces típicos, além de uma cama elástica que garantiu a diversão da garotada.


------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Grupo de SCFV faz passeio no Parque da Fazenda

Texto e foto: Camila Graziela

Membros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem um dia especial

 Com objetivo de promover a valorização e melhorar a qualidade de vida dos idosos, o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Etemp, promoveu, na tarde desta terça-feira (16), um passeio no Parque da Fazenda do Estado, que fica na rua Dr. Alcides Fagundes Chagas, 222, no bairro Aviação, para o grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Cerca de 45 pessoas estiveram presentes.



Chamado de “Intergeracional”, o encontro permite que os idosos sejam acompanhados de seus familiares durante o passeio. De acordo com a psicóloga responsável pelo grupo, Camila Tinti Moreira, este encontro reforça os vínculos familiares, que é o grande objetivo do programa. “Dentre os objetivos do programa estão o lazer, o bem-estar físico e mental, e a promoção do envelhecimento saudável e ativo”, disse.



Ela ressalta, ainda, que a escolha do local partiu da sugestão dos próprios integrantes do grupo que queriam um lugar tranquilo e cheio de árvores. “Optei pelo Parque da Fazenda para que eles tivessem a oportunidade de conhecer o local e também para trabalhar a questão do meio ambiente e sustentabilidade”, comentou.



DIVERSÃO
Na oportunidade, enquanto um grupo percorria a trilha e conhecia a história do Parque e as características das árvores, outro grupo permaneceu no playgrond com os pequenos. Enquanto percorria a trilha o senhor Sebastião José Miranda, de 62 anos, estava surpreso por descobrir que, na cidade onde ele nasceu, havia este espaço.

“Eu não sabia que existia este lugar! Eu nunca tinha visto uma árvore de jatobá, você vê que coisa interessante? Moro aqui desde que nasci e nunca soube deste lugar. Vivendo e aprendendo. Eu to maravilhado com este local, muito bom o passeio”, declarou.

Já a aposentada Dalvina da Silva Inácia, 63, conta que sempre teve vontade de conhecer o parque. Acompanhada de três bisnetos ela contou a experiência.

“Está tudo maravilhoso, eu sempre tive vontade de conhecer aqui. Está uma tarde muito gostosa, diferente, é um prazer estar num lugar como este acompanhada de meus bisnetos e com pessoas queridas, a gente quase não tem um momento como este, tomara que tenha muitos outros passeios assim”, declarou.



------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Prefeitura encerra entrega de agasalhos

Texto e foto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), encerrou, na manhã desta sexta-feira (12), a distribuição das peças arrecadadas durante a Campanha do Agasalho 2013 de Araçatuba. Batizada de “Aqueça, não se esqueça”, a campanha durou três meses e arrecadou cerca de 350 mil peças, ultrapassando a meta, que era de 300 mil.


As últimas caixas contendo os agasalhos foram entregues nos assentamentos Araçá, Hugo Herédia e Chico Mendes, beneficiando 409 famílias assentadas. De acordo com a responsável do Hugo Herédia, Cintia Helena Batista Torres, esses agasalhos irão suprir a necessidade das 60 famílias do assentamento.

“Esta é uma comunidade que está recomeçando a vida; então, muitas pessoas ainda não conseguem tirar do orçamento para comprar uma roupa, um calçado. Com estas doações, estaremos suprindo as necessidades das famílias”, disse.



BENEFICIADOS
Além das famílias assentadas, cerca de seis mil famílias cadastradas nos CRASs (Centro de Referência de Assistência Social) e na Secretaria de Assistência Social foram beneficiadas, totalizando, assim, cerca de 40 mil usuários. Neste ano, houve mudança na distribuição das peças, onde as próprias famílias puderam separar e montar seu próprio kit, facilitando na escolha, garantindo que as peças fossem melhor aproveitadas.

Os donativos foram recebidos em 250 pontos espalhados pela cidade, além de um arrastão realizado no dia 4 de maio, por todo efetivo da Guarda Municipal, Tiro de Guerra e secretarias municipais. Foram parceiros da Campanha: Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal, Agência do INSS de Araçatuba, TUA, Raízen, Rigesa, Rede Princesa de Farmácias e secretarias municipais.

------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Prefeitura leva cerca de 800 crianças para visitar a Expô

Texto e foto: Camila Graziela

Crianças e adolescentes de programas sociais fizeram a festa no recinto de exposições 

Cerca de 800 crianças tiveram uma manhã diferenciada nesta quarta-feira (10). Uma parceria entre a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a Rural Eventos, o Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste) e a Ita Center Park proporcionou diversão, alegria e inclusão social para atendidos por nove entidades assistenciais de Araçatuba.



Crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 16 anos, que participam do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Programa Vem pra Rede, Arca,  Associação João Arlindo, Casa Abrigo masculina e feminina, Programa Lobato - Sítio da Criança e Nova Geração, estiveram no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, onde acontece até domingo (14) a Expô 2013.

Elas puderam se divertir gratuitamente nos brinquedos do parque de exposições. Na ocasião, foram servidos cachorro quente e refrigerantes.
Dentre os brinquedos mais disputados, estavam o autopista (carrinho bate-bate) e Drop Zone (elevador). Um garoto de oito anos, do Sítio da Criança, falou sobre o passeio. “Eu estou achando muito legal, porque a gente brincou muito. Eu andei em quase todos os brinquedos. O que eu mais gostei foi o carrinho de bate-bate, me diverti muito”, comentou.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------


Idosos de entidades assistidas pelo município visitam Expô

Texto e foto: Camila Graziela

Prefeitura de Araçatuba promove um dia especial, em parceria com o Sindicato Rural da Alta Noroeste, Rural Eventos e Ita Center Park


A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promoveu um dia de muita diversão para idosos e pessoas com deficiência visual da cidade. Nesta quarta-feira (10), eles estiveram no Recinto Clibas de Almeida Prado, que recebe a Expô 2013 de Araçatuba até o domingo (14). A visita faz parte do projeto “Expô Social”, em parceria com o Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), Rural Eventos e Ita Center Park.



Na oportunidade, os convidados almoçaram e tomaram sorvete de sobremesa; embalados pelo som do grupo Amigos da Seresta, no restaurante Terra do Boi. Também houve sorteios de brindes que foram produzidos durante as oficinas dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e CCI (Centro de Convivência do Idoso).



Após o almoço, em grupos, os participantes percorreram o Recinto. Cerca de 300 pessoas, entre idosos, pessoas com deficiência visual, acompanhantes e funcionários da SMAS participaram do evento.
A secretária de Participação Cidadã, Kelli Cardoso, e o chefe de gabinete da SMAS, Renato Torrezan, representando a secretária Marta Dourado, estiveram presentes.
“Espero que vocês aproveitem e se divirtam muito. Este encontro é promovido todos os anos para que possam ter oportunidade de conhecer a Expô e também de estar na companhia de usuários de outras entidades”, disse ele.

INSTITUIÇÕES
Os presentes no evento pertencem a dez instituições: Lar da Velhice, Casa Bom Samaritano “Manolo Garcia”, Instituto para Cegos “Santa Luzia”, Asilo São Vicente de Paulo, Lar São João, CCI, Benedita Fernandes e Cras Juçara e Umuarama.

A senhora Maria Barreto, 70 anos, do CCI, era pura animação. “Isso aqui tá maravilhoso, maravilhoso mesmo! Muito bom, e estou muito feliz por estar com amigos, ouvindo música boa, da minha época, a comida está deliciosa, tanto que vou repetir”, declarou.
A mesma opinião teve o senhor José de Souza, 72, também do CCI. “Tá uma maravilha, bom demais”, comentou.

------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Cras Jussara promove 'Arraiá'

Texto e foto: Camila Graziela

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jussara promoveu, na tarde desta sexta-feira (05), o ‘Arraiá” 2013 em comemoração às festas de junho e julho. O evento aconteceu na sede do CRAS , que fica na rua Raul de Oliveira, 180. Cerca de 200 pessoas, entre elas crianças, participaram da festa.




Segundo a coordenadora do CRAS Jussara, Aretusa de Paula Rodrigues, o objetivo é elevar a autoestima. “Muitos que estão aqui não tem oportunidade de frequentar uma festa como esta. Além de garantirmos a convivência comunitária e a integração entre os grupos, estamos promovendo o fortalecimento de vínculos entres as próprias famílias e a comunidade”, disse.



TÍPICA
Os convidados estavam vestidos a caráter e fizeram a apresentação da tradicional quadrilha, com direito a noiva. O CRAS estava decorado com barracas e bandeirinhas. Foram servidos cachorro quente, chocolate quente, pipoca, arroz doce, canjica, curau, bolos e refrigerantes.




RENOVADA
A pensionista Odines de Angelo, 63, noiva da festa, falou da importância do CRAS na vida dela. “Eu amo este lugar. Aqui eu me renovei, minha saúde melhorou. Aqui eu fiz amizades e isso é muito importante para a gente que vive sozinha. Eu não sei o que seria da minha vida hoje sem este lugar, pois as meninas (técnicas) são excelentes, nos tratam muito bem. Aqui é saúde na certa e quem tiver depressão pode vir aqui que sai curado”, declarou.



------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------