segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Idosos assistidos nos programas sociais municipais se divertem em passeio de barco

 Texto: Camila Graziela

Um dos principais atrativos do passeio foi atravessar a eclusa da Hidrelétrica Nova Avanhandava, em Buritama

Os idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo (SCFV), das cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), embarcaram, na sexta-feira (17), em um passeio fantástico. À bordo do barco Odisséia, eles navegaram pelas águas do rio Tietê, a partir de Buritama (SP).


A ação faz parte de uma série de medidas que a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e seus programas, têm adotado para promover a valorização e a melhoria da qualidade de vida dos idosos assistidos pelo Governo Municipal. Ao todo, 235 pessoas participaram do passeio.


Os idosos foram recepcionados com um café da manhã na plataforma de embarque. Em seguida, o barco zarpou para a alegria dos participantes, que estavam radiantes. Todos foram instruídos sobre como utilizar corretamente o colete salva-vidas, em caso de emergência. Na sequência, a pista de dança foi aberta para a diversão dos presentes, que foram embalados por diversos ritmos.


Um dos principais atrativos do passeio foi a travessia da eclusa da Hidrelétrica Nova Avanhandava (Buritama). Durante a eclusagem era possível ver a admiração nos olhos de cada um. A eclusa da Nova Avanhandava foi criada em 1992 para vencer o desnível provocado pela construção da usina. De acordo com o DJ Rogério, marinheiro responsável pela animação do ambiente, a eclusa serve de elevador para as embarcações. Ela possui 12 metros de largura e 5,41 de cumprimento. Durante o processo cerca de 32 milhões de litros de água são esvaziados por meio de dutos, ou seja, a água da parte alta é jogada para baixo fazendo com que a embarcação desça 18 metros. No retorno, o processo é inverso.




Durante o passeio, que teve duração de cinco horas, foi servido um farto almoço. Segundo a coordenadora técnica do CRAS Central, Márcia Viúdes, o passeio vem de encontro com os objetivos do programa que são promover a interação social e o fortalecimento de vínculos dentro da sociedade. “Muitas vezes este é o único meio de lazer e diversão deles”, afirmou.

O art. 3º da Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) predispõe que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. 




CRAS

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) desenvolvem diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Têm como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos. Juntamente com outros programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, os CRAS de Araçatuba são geridos pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014. 




------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: