quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Idosos assistidos pelo CRAS central ganham festa de aniversário

Texto e foto: Camila Graziela
A ação é para homenagear os aniversariantes do mês e promover momentos de lazer e descontração
Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) central foram recebidos na manhã de terça-feira (28) com uma festa para comemorar os aniversariantes do mês. A ação foi promovida pela Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), ao som do músico João Ricardo.

Cerca de 50 pessoas estiveram presentes e, dentre elas, oito aniversariantes foram homenageados. A assistente social Cynthia Galvão Porto explica que ações como estas vêm ao encontro dos objetivos do programa. “Por muito tempo os idosos ficaram esquecidos. Para muitos deles este é o único meio de comemoração por mais um ano de vida”, frisou a profissional.



Dona Rhodi dos Santos Andrade confirma. Ela, que completou 65 anos no último dia 20, contou que estava muito feliz por ter sido lembrada pelo seu aniversário. “Eu só tenho a agradecer pelo CRAS existir na minha vida. Aqui é uma maravilha. A festinha está linda demais”.



Luiz Pravato completou 60 anos no dia 5. Ele disse se sentir bem melhor depois que começou a frequentar o local. “Hoje, minha vida é bem melhor. Nós temos lazer, passeios e fazemos muitos amigos”, comentou. “Quando eu chego aqui não sinto vontade de ir embora. Depois que passei a frequentar o CRAS é que comecei a viver. Antes eu era muito triste. Agora, minha vida é só alegria”, afirmou dona Glóra Correa, de 64 anos.



CRAS CENTRAL

Criado no Município em 2012, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) central desenvolve diversas ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos até seis anos de idade, e Serviço de Proteção Social Básica no domicílio, para pessoas com deficiências e idosos.

Cerca de 360 famílias são atendidas mensalmente na unidade. O CRAS central fica na rua 15 de Novembro, 275, e atende das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: