quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Adolescentes assistidos pelo município comemoram o Dia das Crianças em pizzaria

Texto e foto: Camila Graziela
Cerca de 30 pessoas participaram da atividade promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social
Adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), estiveram na noite de terça-feira (7), em uma pizzaria de Araçatuba para comemorar o Dia das Crianças. A ação faz parte de uma série de atividades promovidas nesta semana pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e seus programas. Cerca de 30 pessoas, entre atendidos e familiares, participaram do evento.

Segundo o coordenador do CREAS, Edson Neves Terra Júnior, o objetivo é promover socialização, fortalecer os vínculos familiares e proporcionar uma aproximação maior com os profissionais do CREAS fora do ambiente de trabalho. “Esses meninos vieram para nós por determinação judicial e o trabalho do CREAS é promover atendimento socioeducativo, ou seja, é um processo muito mais amplo que uma simples medida judicial”, explicou. 
Terra Júnior ressaltou ainda, que nem sempre os adolescentes têm a oportunidade de estarem reunidos com a família em momentos parecidos com esse. “Embora a data seja para crianças, nós entendemos que esta ação contribui até mesmo para o resgate da cidadania deles”, concluiu.


“O encontro contribui para que a gente enxergue a vida de outro jeito e não erre de novo. Eu quero sair desta vida e o CREAS está sendo muito importante para mim”, disse um dos meninos, de 14 anos. Ele, que cumpriu 45 dias na prisão provisória da Fundação Casa, por tráfico de drogas, agora cumpre medidas socioeducativas no CREAS. 
Outro rapaz, 17, que também cumpre a mesma pena por roubo e tráfico de drogas afirma que quer mudar de vida. “Eu venho de uma família desestruturada, meu pai era usuário de drogas e agredia todo mundo. Aos 15 anos eu fui para o mundo do tráfico. Graças a Deus e toda a orientação que tenho recebido no CREAS, estou mudando de vida”, afirmou. “Tenho vários objetivos, inclusive um deles vou concretizar no domingo (12), porque vou me batizar na igreja. Eu já consegui um emprego numa serralheria, pretendo fazer um curso de torneio e mecânica diesel e o principal que é casar e constituir uma família” completou. De acordo com a mãe do rapaz, o CREAS tem sido fundamental. “Eu já não acreditava mais na recuperação do meu filho. Hoje ele está 100%”, disse. 
O CREAS 
Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30. 
Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o CREAS possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CREAS é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: