quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Adolescentes participam de curso profissionalizante do Programa Ação Jovem

Texto: Camila Graziela

Capacitação promovida pela Prefeitura de Araçatuba tem objetivo de facilitar a inserção de pessoas ao mercado de trabalho, estimular o empreendedorismo e promover geração de renda

Conhecido por sua criatividade e determinação, o jovem empreendedor brasileiro é atento à evolução dos negócios, como chave para se destacar no mercado competitivo. Em Araçatuba, 20 deles, que integram o Programa Ação Jovem, começaram nesta semana o curso de técnicas básicas de maquiagem. O objetivo da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e seus programas, é justamente facilitar a inserção de pessoas ao mercado de trabalho, estimular o empreendedorismo e promover geração de renda.


Com 15 horas de duração, o curso permite capacitar o aluno para se automaquiar, utilizando produtos, técnicas e procedimento que valorizem o formato e os traços do rosto e a saúde da pele, bem como experimentar técnicas e procedimentos profissionais alinhados às novas tendências de mercado e moda. As aulas estão sendo ministradas de segunda e quarta-feira, das 14h às 17h, no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). O coordenador do Ação Jovem, Abel da Silva Andrade, ressalta a importância deste tipo de ação. “Por meio da oferta de cursos e oficinas temos procurado estimular o empreendedorismo nos jovens”, disse o coordenador.

Atualmente, diversos cursos e oficinas de profissionalização estão sendo oferecidos aos jovens pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e seus programas.



Ação Jovem

Implantado no município em 2005, o Ação Jovem é um programa que estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens beneficiários continuar o aprendizado para seu desenvolvimento pessoal, para sua inserção no mercado de trabalho e para fomentar sua preparação para o efetivo exercício da cidadania. Mantido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Governo Estadual, o programa oferece atividades socioeducativas e uma bolsa-auxílio de R$ 80,00.


Localizado na Avenida dos Araçás s/n (antiga estação ferroviária), no Centro, o local atende atualmente 279 jovens, com idades entre 15 e 24 anos, cuja renda familiar é de até meio salário mínimo por pessoa. Funciona das 8h às 17h. Para participar, além da idade, o participante precisa estar matriculado e frequentando o ensino fundamental, médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o Ação Jovem é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: