quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Meninas do Ação Jovem recebem certificado de conclusão de curso

Texto e foto: Camila Graziela

Ao todo, 19 adolescentes participaram do curso, que teve duração de 15 horas


Com o objetivo de facilitar a inserção de pessoas ao mercado de trabalho, estimular o empreendedorismo e promover geração de renda para o jovem, que é conhecido por sua criatividade e determinação, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e do Programa Ação Jovem, concluiu mais uma capacitação profissional voltada para a comunidade. Na tarde desta quarta-feira (29), meninas que integram o programa receberam os certificados de conclusão do curso de técnicas básicas de maquiagem. O evento aconteceu na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Ao todo, 19 adolescentes participaram do curso, que teve duração de 15 horas e foi realizado no próprio Senac. Ao longo da capacitação, todas receberam uma maleta contendo kit de pincéis; esponjas; um delineador; uma máscara para cílios, um estojo de maquiagem e um espelho para frequentarem o curso e para atuarem após o término. As aulas foram ministradas todas as segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h.

Estiveram presentes o coordenador técnico do Ação Jovem, Abel da Silva Andrade, a diretora do departamento de Proteção Social Básica, Márcia Moreira Lavoyer, que representou a secretária Marta Dourado e representantes da instituição de ensino.  Márcia agradeceu a Prefeitura por ter possibilitado a realização do curso e parabenizou todas as participantes por terem concluído a qualificação. “São vocês que dão o resultado das ações que a Assistência Social promove. Que este seja o início para o sucesso de cada uma de vocês”, frisou a profissional.

Já o coordenador destacou a importância deste tipo de ação. “Por meio da oferta de cursos e oficinas temos procurado estimular o empreendedorismo nos jovens que estão cada vez mais atentos à evolução dos negócios”, disse o coordenador. E foi justamente isso que aconteceu com quatros amigas que receberam o certificado. A jovem Amanda Cristina Santana, de 17 anos, relatou que ela e mais três amigas da mesma idade gostaram tanto do curso que, durante as aulas surgiu o interesse de abrirem um salão juntas.
“Nós pretendemos abrir o salão no ano que vem, quando terminarmos nossos estudos. Já temos até um nome para ele, “4A” porque nossos nomes começam todos com a letra A. Também vamos nos aperfeiçoar e fazer outros cursos, como design de sobrancelha, manicure e pedicure e cabeleireira”, detalhou. As outras três amigas são Ana Karoline, Ariadne e Andresa.
Ketheelin Fernandes era pura empolgação com a qualificação. Ela, que tem 17 anos, contou que sempre teve vontade de trabalhar com maquiagem e está se sentindo realizada. “Eu amei o curso. Estou muito feliz. Eu aprendi coisas que nem imaginava e, agora, tenho certeza que estou saindo daqui apta para trabalhar”, afirmou.

Ação Jovem

Implantado no município em 2005, o Ação Jovem é um programa que estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens beneficiários continuar o aprendizado para seu desenvolvimento pessoal, para sua inserção no mercado de trabalho e para fomentar sua preparação para o efetivo exercício da cidadania. Mantido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Governo Estadual, o programa oferece atividades socioeducativas e uma bolsa-auxílio de R$ 80,00. 
Localizado na Avenida dos Araçás s/n (antiga estação ferroviária), no Centro, o local atende atualmente 279 jovens, com idades entre 15 e 24 anos, cuja renda familiar é de até meio salário mínimo por pessoa. Funciona das 8h às 17h. Para participar, além da idade, o participante precisa estar matriculado e frequentando o ensino fundamental, médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o Ação Jovem é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 


Nenhum comentário: