quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Mulheres assistidas pelo município vão ao cinema pela primeira vez

Texto e foto: Camila Graziela

A ação tem por objetivo promover o acesso à cultura, lazer, bem como a interação social e o fortalecimento de vínculos dentro da sociedade

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e seus programas, têm adotado medidas que valorizam o cidadão araçatubense. No último dia 30, por exemplo, 13 mulheres que fazem parte do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do São José, foram ao cinema, com direito a pipoca e refrigerantes. As participantes assistiram ao filme ‘Se eu ficar’.


Segundo a psicóloga responsável pelo grupo, Aline Pires de Souza, a ação tem por objetivo promover o acesso à cultura, lazer, bem como a interação social e o fortalecimento de vínculos dentro da sociedade. “Esta é a primeira vez num cinema para a maioria delas”, comentou a psicóloga.


“No começo eu fiquei com um pouco de medo e até me assustei. Mas depois me acostumei com o ambiente e achei emocionante assistir o filme aqui”. Este foi o depoimento de Sueli dos Santos Lima, que esteve no cinema pela primeira vez aos 36 anos de idade. Opinião semelhante teve a dona de casa Ivania Puorro Oliveira, de 41 anos. “Esta é a primeira vez que venho ao cinema. Foi emocionante estar aqui neste lugar, adorei”, relatou a dona de casa.

O Filme

A personagem principal do filme, Mia Hall (Chloë Grace Moretz), tem em sua frente uma das decisões mais difíceis de sua vida: conquistar o seu sonho na música em Nova York ou seguir pelo caminho que a leva para perto do amor de sua vida, Adam (Jamie Blackley). Porém, um terrível acidente de carro durante um passeio em família muda tudo em segundos e agora sua vida está em risco. Presa nesse mundo, entre a vida e morte, Mia tem que ter uma decisão muito que afetará não só seu futuro, mas também seu destino.

CRAS São José

Criado no município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro São José desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos. 

O CRAS São José fica na rua Fundador Paulino Gato, 900, atende mensalmente cerca de 450 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS São José é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: