quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Dia do Idoso é comemorado com passeio de barco

Texto e foto: Camila Graziela

Um dos principais atrativos de quem esteve no Odisséia foi a travessia da eclusa da Hidrelétrica Nova Avanhandava

Para comemorar o dia Internacional e Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, os idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI) embarcaram nessa quarta-feira (1) em uma viagem fantástica. Eles fizeram o passeio no Barco Odisséia, a partir de Buritama (SP).


As 10h, o barco zarpou para alegria de centenas de idosos que estavam a bordo. Todos foram instruídos sobre como utilizar corretamente o colete salva-vidas, em caso de emergência. Em seguida, a pista de dança foi aberta e fez a diversão dos presentes, que foram embalados por diversos ritmos. Os atendidos do CCI dançaram incansavelmente.

Dentre os presentes, a emoção de dona Ilda Alves Rodrigues, de 76 anos, chamou atenção. Sob lágrimas ela disse que jamais pensou viver um momento como este. “Nunca tinha vivido e visto uma beleza desta. Estou muito feliz por estar aqui. Só agradeço a Deus e a todos do CCI que estão me proporcionando este momento”, declarou emocionada. A emoção de dona Ilda foi contagiante a todo tempo ela erguia os braços para o céu agradecendo a Deus por aquele momento.
  

“Estou tão feliz que não cabe dentro de mim tanta felicidade. Este passeio é o melhor presente que eu já ganhei em toda minha vida”. Esse foi o depoimento de Noêmia Maria Nascimento, que completará 73 anos no dia 2 deste mês. Radiante, ela relatou que hoje é uma pessoa completamente feliz. “Eu perdi meu filho há dois anos e por conta disso fui pro fundo do poço. Graças ao CCI eu me renovei, sou outra pessoa,” declarou satisfeita.


Cícero Sebastião Santos (72) era pura animação. Ao ser questionado de onde vinha tanta disposição, prontamente respondeu: “Depois que fui pro CCI me sinto mais vivo, mais alegre e com mais ânimo”, afirmou.


Um dos principais atrativos do passeio foi atravessar a eclusa da Hidrelétrica Nova Avanhandava (Buritama). Os presentes acompanharam o processo de eclusagem com atenção. Era possível ver a admiração nos olhos de cada um. Durante o passeio, que teve duração de cinco horas, foi servido um farto almoço.


Para a coordenadora técnica do CCI, Sabrina Ferreira Chaves, este passeio teve como objetivo homenagear os idosos e também proporcionar momentos de lazer. “Este dia não está sendo especial somente para eles, mas principalmente para todos nós do CCI. É gratificante vê-los tão alegres e poder proporcionar momentos assim para eles”, comentou Sabrina.


Eclusa


A eclusa da Nova Avanhandava foi criada em 1992 para vencer o desnível provocado pela construção da usina. De acordo com o DJ Rogério, marinheiro responsável pela animação do ambiente, a eclusa serve de elevador para as embarcações. Ela possui 12 metros de largura e 5,41 de cumprimento. Durante o processo cerca de 32 milhões de litros de água são esvaziados por meio de dutos, ou seja, a água da parte alta é jogada para baixo fazendo com que a embarcação desça 18 metros. No retorno, o processo é inverso.
CCI

 O CCI (Centro de Convivência do Idoso) é um espaço de atendimento e convivência social, voltado para a melhoria das relações sociais e afetivas do idoso, sua saúde e sua autoestima, evitando a institucionalização e garantindo a melhoria de sua qualidade de vida. O Centro oferece atendimento psicossocial, enfermagem e atividades diversificadas. 


Inaugurado em maio de 2013, o CCI tem a finalidade de acolher idosos do município que vivem em situação de vulnerabilidade social. O equipamento fica na rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris. O local tem capacidade para atender 50 pessoas, com mais de 60 anos de idade, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CCI é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.




 
 ------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 




Nenhum comentário: