terça-feira, 7 de outubro de 2014

Meninos e meninas do PETI vão ao cinema para comemorar Dia das Crianças

Texto e foto: Camila Graziela

Ao longo da semana, uma série de ações será promovida para marcar a data e homenagear as crianças assistidas pelo município

Na manhã desta terça-feira (7), 56 meninos e meninas que integram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) foram levados ao cinema para assistir o filme Malévola, com direito a pipocas e refrigerantes. A ação faz parte de uma série promovida nesta semana pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e seus programas, para marcar o Dia da Criança, comemorado no próximo domingo (12), homenageando assim as crianças assistidas no município.


Para muitas delas foi a primeira vez numa sala cinematográfica. Uma menina de sete anos disse ter gostado muito do passeio. “É a primeira vez que venho aqui e eu adorei. A parte mais legal do filme foi ver que a princesa sobreviveu”, relatou a menina. Um garoto de 12 anos teve opinião semelhante. “Eu gostei muito de vir aqui, ainda não conhecia o cinema”. Ao ser questionado sobre o que é para ele frequentar o PETI, respondeu: “Ir ao PETI é muito legal. Lá eu tenho amigos, participo de diversas oficinas, brincamos e fazemos muitos passeios”, opinou.



De acordo com a assistente social Nayara Zaneratti Damico, ações como essa são importantes para que os atendidos possam sair da rotina do programa. “Estes passeios também servem para observarmos o comportamento deles fora do PETI, além de fortalecer os vínculos dentro da sociedade e proporcionar momentos de lazer”, detalhou a profissional.


 O Filme


Baseado no conto da Bela Adormecida, o filme conta a história de Malévola (Angelina Jolie), a protetora do reino dos Moors. Desde pequena, esta garota com chifres e asas mantém a paz entre dois reinos diferentes, até se apaixonar pelo garoto Stefan (Sharlto Copley). Os dois iniciam um romance, mas Stefan tem a ambição de se tornar líder do reino vizinho, e abandona Malévola para conquistar seus planos. A garota torna-se uma mulher vingativa e amarga, que decide amaldiçoar a filha recém-nascida de Stefan, Aurora (Elle Fanning). Aos poucos, no entanto, Malévola começa a desenvolver sentimentos de amizade em relação à jovem e pura Aurora.



O PETI

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil foi criado pelo Governo Federal há 18 anos com a finalidade de combater o trabalho infantil. O Peti foi implatado no município em 2001 e atende crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos que esteja exercendo qualquer tipo de trabalho que coloque em risco sua integridade física e seus direitos constitucionais.

Atualmente, a unidade atende 85 crianças e adolescentes, ofertando atendimento psicossocial, oficinas culturais, artísticas e artesanais, socioeducativas, bem como ações que fortalecem sua permanência na escola.


O PETI está localizado na rua Florêncio de Abreu, 932, no bairro Alvorada. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o PETI é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

 ------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br

----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: