quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Sessão de cinema e rodízio de pizzas fazem a alegria de idosos do município

Texto e foto: Camila Graziela
Ação tem como objetivo proporcionar momentos de lazer e alegria aos idosos assistidos pelo Centro de Convivência
Os integrantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI) participaram de uma programação especial nessa terça-feira (21). Eles ganharam um passeio ao cinema para assistirem ao filme nacional ‘O Candidato Honesto’, com direito a pipocas e refrigerantes. Em seguida, eles foram para uma pizzaria da cidade terminar o dia.
Na telona, João Ernesto Praxedes (Leandro Hassum) é um político corrupto, candidato à presidência da República. Ele está no segundo turno das eleições, à frente nas pesquisas, quando recebe uma mandinga da avó, fazendo com que ele não possa mais mentir. Agora começa o problema: como vencer uma eleição falando apenas a verdade?

Os idosos saíram eufóricos da sala cinematográfica. “Eu nunca tinha vindo aqui! Eu vivia sozinha e triste. Hoje, graças ao CCI eu vivo no meio dos meus colegas e faço passeios maravilhosos como o de hoje. A solidão não faz mais parte da minha vida”, declarou dona Elzita Duarte da Silva, que esteve no shopping pela primeira vez aos 85 anos de idade. Dona Catarina de Oliveira Costa, de 76 anos, estava radiante. “Eu jamais pensei que teria uma velhice assim. Eu nasci de novo”, afirmou. Ela contou ainda, que desde que ficou viúva, há 26 anos, não pisava num cinema.


A animação e empolgação se estenderam até à pizzaria, na qual os idosos foram recepcionados com rodízio de pizzas e refrigerantes. O aposentado Antônio Venturini, de 72 anos, demonstrava satisfação no olhar. “Minha vida hoje é ótima. A gente que trabalhou a vida toda não tinha tempo para o lazer. Só tenho que agradecer por tudo que o CCI tem feito por nós”, relatou satisfeito.  
Consta no 3º art. da Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. 

Pensando nisso, A Prefeitura de Araçatuba, por meio da por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e seus programas, têm adotado diversas ações que promovam a valorização e a melhoria da qualidade de vida dos idosos assistidos pelo Governo Municipal. A coordenadora técnica do CCI Sabrina Chaves Ferreira, explicou que as atividades fora do espaço do CCI, proporcionam momentos de lazer, bem como o resgate da autoestima dos idosos. “Ver os idosos felizes é a nossa maior recompensa”, comentou Sabrina.


CCI
O CCI (Centro de Convivência do Idoso) é um espaço de atendimento e convivência social, voltado para a melhoria das relações sociais e afetivas do idoso, sua saúde e sua autoestima, evitando a institucionalização e garantindo a melhoria de sua qualidade de vida. O Centro oferece atendimento psicossocial, enfermagem e atividades diversificadas. 
Inaugurado em maio de 2013, o CCI tem a finalidade de acolher idosos do município que vivem em situação de vulnerabilidade social. O equipamento fica na rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris. O local tem capacidade para atender 50 pessoas, com mais de 60 anos de idade, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CCI é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: