sexta-feira, 29 de abril de 2016

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas concluem curso de cabeleireiro‏

Texto e foto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba concluiu mais uma capacitação profissional direcionada a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas atendidos na Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Na quinta-feira (28) ocorreu formatura e entrega de certificados de conclusão do curso de cabeleireiro, com formandos vestidos para a ocasião.


Iniciado há dois meses, no Instituto Mix, o curso foi promovido para que atendidos possam utilizar a atividade como fonte de geração de renda, bem como ajudá-los para inserção no mercado de trabalho. Durante a formação, os adolescentes aprenderam corte masculino (com máquina de corte e tesoura), acabamento com máquina e navalha, relaxamento capilar, colorimetria (coloração e descoloração), barba (técnicas seca e molhada), sobrancelha masculina (proporção, limpeza e modelagem). Creas disponibilizou todos os materiais necessários. 

Dos 16 formandos, dois afirmaram estar com salão quase pronto para exercer a profissão. Um deles, com 16 anos, disse que já sentia interesse pela modalidade. “Eu gostei muito do curso, tanto que minha mãe está construindo um cômodo em frente de casa para o salão. Até já ganhei parte dos materiais. Acredito que em dois meses eu comece a trabalhar nele”.

Outro jovem, de 18 anos, afirmou que também vai abrir salão em um cômodo de casa, cedido pela avó. “Eu sempre gostei de mexer com cabelo. Inclusive, eu corto meu cabelo e dos meus primos também. Com esse curso eu poderei exercer a profissão. Sou muito grato ao Creas, que me possibilitou voltar a estudar e me profissionalizar”. 

O coordenador do Creas, Edson Neves Terra Júnior, entende que ações como essa possibilitam que os adolescentes vislumbrem outras oportunidades. “Ver o empenho e entusiasmo deles, e com perspectiva de profissão, é muito gratificante, porque mostra que nosso trabalho tem dado resultado”. A formatura ocorreu na sede do Instituo Mix.

CREAS 
Inaugurado na cidade em 2009, Creas é direcionado ao atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O objetivo é fazer com que elas superem o trauma e interrompam o ciclo da violência, por meio de atendimentos psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, das 8h às 17h30. 
Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, Creas possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativa (adolescentes que cometem atos infracionais).

Nenhum comentário: