sexta-feira, 1 de abril de 2016

Crianças referenciadas no Cras mudam de fase nas aulas de natação‏

Por Camila Graziela


O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Umuarama, oferece gratuitamente diversas oficinas com atividades físicas, que fazem sucesso e têm proporcionando aos usuários bem-estar físico e mental. Na quarta-feira (30) ocorreu aula de natação para crianças, que é realizada duas vezes por semana no período da tarde, com 50 minutos de duração. A iniciativa é da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.



A educadora física Alessandra Marques conta que essa turma iniciou as aulas há aproximadamente um ano, com crianças entre quatro e oito anos, e que os alunos já avançaram para o nado crawl, com auxílio de prancha. A natação é dividida em quatro estilos: nado crawl, nado costas, nado peito e nado borboleta. “As primeiras aulas foram de iniciação, trabalhando respiração, flutuação, coordenação motora e equilíbrio. A partir desses aprendizados, é que começam os estilos”.



Além de natação, o equipamento oferece ginástica funcional, aulas de step, de hidroginástica, de zumba, de condicionamento físico e danças diversas. As unidades desenvolvem várias ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Cras tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (até seis anos de idade e para idosos) e Serviço de Proteção Social Básica no domicílio, para pessoas com deficiências.



Nesse sentido, diariamente são promovidas atividades para os referenciados (cadastrados) no Cras, que integram programações fixas: palestras sobre diversos temas, oficinas de artesanato, patchwork, corte e costura, dança, natação e hidroginástica. Há também oferta de cursos em outros locais, como em escolas especializadas, por exemplo. Passeios, festas de aniversários e comemorações de datas especiais são outras atividades. As cinco unidades do Cras, incluindo nove pontos de apoios distribuídos pela cidade, atendem quase 12 mil referenciados por mês.

-----------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br

----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: