sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Ação Jovem e Guarda Municipal conscientizam população sobre riscos do cerol

O programa Ação Jovem, da Secretaria de Assistência Social de Araçatuba, e a Guarda Municipal, da Secretaria de Segurança, realizaram a campanha “Pipa legal não tem cerol” na noite desta quinta-feira (9), no Calçadão da Marechal. O trabalho de conscientização foi feito no horário especial do comércio, aberto até as 22h no mês de Natal.

A secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, prestigiou o evento. Na ocasião, o guarda municipal Jorge de Oliveira Siqueira e integrantes do Ação Jovem entregaram panfletos que continham o texto do Decreto 8.379, de 1997, que regulamenta no município a prática de soltar pipas.

Os jovens também fizeram encenações teatrais sobre um caso de acidente provocado por linha cortante. Na oportunidade, foi passado vídeo sobre como soltar pipas adequadamente e exibidas imagens de pessoas que tiveram partes do corpo cortadas ou mutiladas por linha com cerol.

Segundo a coordenadora do Ação Jovem, Maria Helena Ferreira, a iniciativa de fazer a campanha na noite desta quinta-feira partiu dos próprios jovens do programa, depois que ouviram palestra sobre o assunto, no mês de outubro. “Eles demonstraram interesse em divulgar as informações adquiridas à população, principalmente nesta época do ano, em que, por conta do recesso escolar, aumenta o número de crianças e adolescentes que soltam pipas”, afirmou.

O programa

O Ação Jovem é mantido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Governo Estadual. Ele atende cerca de 280 jovens com idades entre 15 e 24 anos, que recebem mensalmente um auxílio financeiro de R$ 80 reais e participam de atividades socioeducativas e culturais.

O objetivo do programa é criar oportunidades para que os beneficiários tenham condições de retorno e/ou permanência na escola. Para isso, estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens continuar o aprendizado para seu desenvolvimento pessoal, inserção no mercado de trabalho, além de contribuir com o efetivo exercício da cidadania.

Um comentário:

Barbara disse...

Pipa legal é pipa sem cerol.