segunda-feira, 8 de abril de 2013

Peti: Mães de alunos participam de curso profissionalizante

Texto e foto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e com a Fundação Telefônica/Vivo, concluiu mais uma capacitação profissional voltada para a comunidade. Na última sexta-feira (5), mães de alunos do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) receberam os certificados de conclusão dos cursos de manicure, pedicure e design de sobrancelhas.

O evento aconteceu na sede do Senac e contou com a presença da secretária de Assistência Social, Marta Dourado; do diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Guilherme Fernandes, e do Técnico de Desenvolvimento Profissional do Senac, Fábio Ferreira dos Santos.

Na ocasião, Marta Dourado, disse que assistência social não é um favor e sim direito de todos e enfatizou que as mulheres, com seu trabalho, complementam no sustento de casa. “Hoje, nós mulheres, fazemos parte da renda que entra em nossa casa. Nosso dinheiro não serve mais só para o esmalte, o batom, roupas e calçados, mas também para o sustento de nossos filhos e para ajudar nas despesas de casa”, declarou. Ainda, segundo a secretária, as oportunidades estão abertas para todos. “Agora é preciso valorizar o que tem e não esperar as coisas acontecerem, mas sim correr atrás”.


 CANÇÃO
Durante a cerimônia, a monitora de canto do Peti, Ana Laura Zago, juntamente com dois alunos, cantaram a canção "Amigos para Sempre". Ao término, foi servido um coquetel. O curso, que é voltado para a saúde e o bem-estar, foi dividido em três módulos: design de sobrancelha, manicure e pedicure e depilação, e durou um mês e meio.

No total, 23 mulheres foram formadas. Ao longo do curso todas elas receberam vale-transporte e uma maleta contendo kit completo para frequentarem o curso e, também, para atuarem após o término. As aulas foram ministradas de segunda, quarta e quinta-feira, das 19h às 22h no Senac. O Peti atende 85 crianças de 55 famílias.

INSERÇÃO
O coordenador do programa, Edson Neves Terra Júnior, ressalta a importância desse tipo de ação. “Dando condições de serem inseridas no mercado de trabalho e gerando renda, diminuímos a condição de crianças no trabalho, que é o nosso grande objetivo do Peti”, concluiu o coordenador.

A diarista Vanessa de Cássia Ribeiro, de 30 anos, mãe de uma criança no Peti, falou entusiasmada da importância dessa qualificação. “Para mim foi muito bom porque abriu uma oportunidade de trabalho, pois eu sempre quis fazer este curso e não tinha condições de pagar”, disse.

Ainda segundo Vanessa, ela já faz unha de clientes em casa nos finais de semana. “Isso ajuda a complementar minha renda; está sendo muito útil, veio na hora certa”, finalizou.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636 - 1260

------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

Unknown disse...

A valorização do ser humano é uma das melhores coisas que existe na face da terra. As mães de nossas crianças precisam desse sentimento de valorização para seguir educando mais e melhor.
Adorei a iniciativa do PETI e das pessoas que apoiaram esses cursos.
Vocês estão de parabéns!

Nós somos do PETI de Rio Quente Goiás.
Depois dá uma passadinha por lá, veja nossos trabalhos e aproveita para deixar um recado pra nós no livro de visitas!

Nossa Página: http://petirioquente.webnode.com/

Grande abraço, equipe do Blog!