segunda-feira, 10 de junho de 2013

Araçatuba abre semana de Erradicação do Trabalho Infantil

Texto e foto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), deu início, nesta segunda-feira (10),  à Semana de Erradicação do Trabalho Infantil. O evento de abertura aconteceu no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge. Organizado pelo Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), órgão da SMAS, sob o tema ‘Tem Criança que Nunca Pode ser Criança’ a série de atividades, que seguem até sábado (15), tem por objetivo sensibilizar, conscientizar e promover a reflexão do tema na sociedade. 
O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre integrantes de programas sociais da Prefeitura de Araçatuba, estudantes da rede estadual de ensino e autoridades municipais. A Semana faz alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho). 
Fizeram parte da mesa de abertura as secretárias Marta Dourado (Assistência Social) e Rafaella Garcia (Comunicação), o conselheiro tutelar Edson José da Rocha, a presidente do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Marinês Barbosa e o diretor regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Marco Antônio Figueiredo.


HUMANO
Na oportunidade, Marta destacou que a atual administração tem o olhar voltado para o humano e não tem medido esforços para fazer valer os direitos do cidadão araçatubense. “Quando se tem garantidos a educação, o desenvolvimento social que é a oportunidade de se relacionar com os outros, esporte, lazer e cultura, está construindo um futuro melhor para este País, graças a esta administração que se preocupa com o humano”, declarou.
Ainda de acordo com ela, se hoje não se vê criança no semáforo, em feiras livres e outros locais, se deve a efetivação do trabalho que o Peti vem desenvolvendo no município. “Araçatuba está fazendo a lição de casa. Eu desejo que a gente consiga levar esta experiência a outros locais e erradicar o trabalho infantil em o todo o Brasil”, disse. 
DOCUMENTÁRIO
Antes das falas das autoridades, foi exibido um documentário produzido pela equipe do Peti, onde mães e crianças que passaram por situação de exploração de trabalho infantil relatam a transformação de vida que tiveram após serem inseridas no Peti. Os presentes também puderam conferir a mostra de fotografias, exibindo as atividades desenvolvidas no Peti. 
Durante esta semana, diversas atividades serão realizadas, como a exibição de documentário sobre o tema, exposição de fotografias, panfletagem e mobilização artística em ruas da cidade e apresentação teatral. 
Segundo o coordenador do Peti, Edson Neves Terra Júnior, os eventos têm por objetivo sensibilizar, conscientizar e promover a reflexão do tema na sociedade. “Além de divulgar a data, queremos desmistificar e apontar a diferença entre a exploração do trabalho infantil e os afazeres domésticos. Porque isso gera confusão na sociedade e atrapalha a conscientização”, disse Terra Júnior. 

EXPLORAÇÃO IMPEDE INFÂNCIA
De acordo com ele, a exploração é aquela que impede a criança ter infância, frequentar escola, ter bom desenvolvimento escolar e se desenvolver integralmente.
O coordenador afirmou que a ideia é também aproximar o tema do público universitário, por meio da mostra de fotografias do Peti, que ficará em exibição no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e no UniToledo. 
O Peti é um programa do Governo Federal, executado pelo município, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, que atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. No âmbito da política pública de Assistência Social, o Peti integra o Suas (Sistema Único de Assistência Social) e tem como objetivo combater e retirar crianças e adolescentes do trabalho perigoso, penoso, insalubre e degradante; possibilitar o acesso e a permanência de crianças e adolescentes na escola e fomentar a ampliação do universo de conhecimento da criança e do adolescente por meio de atividades culturais, esportivas, artísticas e de lazer no período complementar à escola. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

10/6 – segunda-feira
14h – Abertura Oficial da Semana de Erradicação do Trabalho Infanti/Exibição de Documentário e exposição de fotografias
Local: Teatro Paulo Alcides Jorge (Biblioteca Municipal)
Endereço: Rua Armando Salles de Oliveira, s/n, bairro: Bandeiras

11/6 – terça-feira
9h às 10h30 e das 14h às 16h – Panfletagem e Mobilização Artística
Local: Duque de Caxias com Araçás e Luiz Pereira Barreto com a Cussy de Almeida

12/6 – quarta-feira
14h – Apresentação do Musical “A Boa Vizinhança pelo bem de nossas crianças” (Crianças e adolescentes do Peti)
Local: Teatro Paulo Alcides Jorge
Endereço: Rua Armando Salles de Oliveira, s/n, bairro: Bandeiras

13/6 – quinta-feira
9h às 10h30 e das 14h às 16h – Panfletagem e Mobilização Artística
Local: Marcílio Dias (bancos e praça)

14/6 – sexta-feira
9h – Cine Vídeo Trabalho Infantil - “Crianças Invisíveis” e Debate
Local: Teatro Paulo Alcides Jorge
Endereço: Rua Armando Salles de Oliveira, s/n, bairro: Bandeiras

14h - Apresentação do Musical “A Boa Vizinhança pelo bem de nossas crianças” (Crianças e adolescentes do Peti)
Local: Teatro Paulo Alcides Jorge
Endereço: Rua Armando Salles de Oliveira, s/n, bairro: Bandeiras

15/6 – sábado
9h – Caminhada em Prol a Erradicação do Trabalho Infantil com crianças dos programas da Assistência Social, Apresentação teatral
Local: Praça João Pessoa

Exposição:
10 e 14/6 – Hall de Entrada do Teatro Paulo Alcides Jorge
11 a 13/6 – Hall da UniToledo
17 a 21/6 - Hall da Prefeitura Municipal de Araçatuba
17 a 21/6 – Prefeitura de Araçatuba
24 a 28/6 - Banco do Brasil da Marcílio Dias e Senac
 ------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: