quarta-feira, 19 de junho de 2013

Cras do Centro forma turma de corte e costura

Texto e foto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), formou mais uma turma no curso de corte e costura. Na noite desta terça-feira (18), 26 mulheres do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Centro receberam certificados de conclusão da atividade. O evento foi na sede do Cras e contou com a presença da secretária Marta Dourado, que na oportunidade representou o prefeito Cido Sério, e da diretora de Proteção Socail Básica, Márcia Moreira Lavoyer.


O curso durou um ano e teve como objetivo capacitar as mulheres para o mercado de trabalho e auxiliá-las na geração de renda. Ele foi ministrado pelas monitoras Érica Bento e Renata Souza. A monitora Érica Bento explica que, no curso, as mulheres aprenderam desde o manuseio das máquinas, o traçado das roupas, o corte até a confecção destas. Ela ressaltou, ainda, que todas as alunas estão saindo aptas para entrar no mercado de trabalho e que esta capacitação é uma nova opção de trabalho e diz que costureira nunca fica sem serviço. 

PASSO IMPORTANTE
Na ocasião, Marta Dourado ressaltou que este é mais um passo para que as mulheres cada vez mais se tornem autossuficientes. “Costurar é uma arte! E nós mulheres somos artistas enquanto mães, esposas, porque somos capazes de tudo isso e ainda conseguimos nos capacitar. Espero que o certificado que hoje vocês estão recebendo seja mais um, ou o primeiro de muitos que ainda vão conquistar”, comentou.

“Nunca imaginei que fosse conseguir”. Esta foi a frase de Ivoneide Maria Isidoro Costa, 37; ela conta que há oito anos é salgadeira e, embora tivesse vontade de aprender costurar, nunca imaginou ser capaz.

“Eu faço parte do grupo renda cidadã, e um dia me convidaram para participar do curso de corte e costura; como sou salgadeira, pensei que fosse ficar no curso apenas por uma semana. Porque pensei que não ia dar conta e, hoje, eu faço minhas roupas, do meu marido e dos meus filhos. É maravilhoso olhar e ver do que somos capazes, estou muito feliz e realizada”, declarou.

Durante a cerimônia, fotos das alunas foram exibidas em um telão, com direito a trilha sonora emocionante para homenageá-las. Todas as formandas fizeram questão de vestir roupas confeccionadas por elas. Ao final todas receberam um mimo de presente, um porta-linhas e agulhas (caixa com divisórias).


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: