sexta-feira, 14 de junho de 2013

Araçatuba termina série de pré-conferências de Assistência Social

Texto e foto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), promoveram, nesta sexta-feira (14), a última das três pré-conferências de Assistência Social. O evento ocorreu no auditório do Paço Municipal e teve participação de cerca de 40 pessoas. Ele reuniu as últimas sugestões para a Conferência Municipal, marcada para os dias 25 e 26 de julho.


Na oportunidade, a secretária de Assistência Social, Marta Dourado; a diretora de Proteção Social Especial, Maria Regina de Arruda; e a presidente do Comas, Carmem Maria Ribeiro Mingoci, prestaram esclarecimentos para os técnicos dos programas da assistência social do município sobre a 9ª Conferência de Assistência Social de Araçatuba.
Na tarde de quinta-feira (13), o encontro foi destinado para os usuários dos programas sociais e aconteceu no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Juçara.

 AVALIAÇÃO
Sob o tema ‘A gestão e financiamento na efetivação do Suas’, o encontro tem como objetivo avaliar se o que foi proposto em encontros anteriores foi executado e o que pode ser melhorado. Segundo Maria Regina, a pré-conferência é um preparatório onde serão apresentados eixos e propostas para a conferência.
“O objetivo é avaliar, em nível local de assistência social, se todas as propostas que foram feitas nas conferências entre 2005 e 2011 foram executadas. Ou seja, é um momento de reflexão e avaliação”, explicou. Ainda de acordo com ela, a importância deste encontro é fortalecer o estado de direito e participação onde toda a sociedade pode participar.

Durante o encontro foi exibido o vídeo ‘A história da Assistência Social No Brasil’; os presentes puderam conferir desde como a assistência social surgiu no Brasil até os dias de hoje. O filme também relatou que somente a partir da Constituição Federal de 1988 é que a Assistência Social foi reconhecida como política pública no Brasil, entre outras curiosidades. 
Na ocasião, a secretária Marta Dourado disse que este é o momento de participação. “Agora é hora de participar, de debater, de esclarecer dúvidas e de reivindicar. É o momento de democracia em relação às políticas públicas; é preciso ter uma visão ampla do que é assistência social hoje no nosso País”, disse.


------------------------------------------------------------------------


Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: