quinta-feira, 6 de junho de 2013

Roupas doadas em campanha começam a ser entregues

Texto e foto: Camila Graziela

Prefeitura de Araçatuba começa a preparar material para ser distribuído a famílias


A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está montando e entregando os kits com roupas arrecadadas durante a campanha do agasalho deste ano. Além de voluntários das secretarias e de mulheres da ONG Cereal (Centro de Cidadania e Referência Alimentar), um grupo de mulheres do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Umuarama está trabalhando no Mercadão Municipal para separar e montar o próprio Kit de roupas.

Segundo a secretária de Assistência Social de Araçatuba, Marta Dourado, a ideia é disponibilizar o espaço onde estão sendo depositadas as roupas recebidas, para que os próprios usuários dos Cras e entidades sociais assistidas pelo município possam ir até o local para que possam montar os kits, de acordo com a real necessidade.

“Desta maneira é possível que elas escolham e levem peças que precisam, pois assim teremos a certeza de que a pessoa vai realmente utilizar. Porque mesmo os kits sendo montados de acordo com perfil de cada família, pode ocorrer de ir peça que a pessoa não vai utilizar”, explicou.

FELICIDADE
A dona de casa Márcia Cavalcanti, 36, aprovou a iniciativa. Ela conta que recebeu o kit no ano passado, mas que desta maneira é melhor. “Assim é bem melhor porque, às vezes, vêm peças que, embora sejam do nosso número, não dá para utilizar. Assim eu consigo levar peças para meu sogro, marido e filhos tendo a certeza de que serão utilizadas”, contou.

“Eu sou o homem mais feliz do mundo”, foi o que disse o morador de rua Carlos Roberto de Oliveira, ao entrar no mercadão municipal para escolher as roupas.

PREOCUPAÇÃO
A secretária de Assistência Social, Marta Dourado, explica que este atendimento individualizado às famílias, com kits compostos com roupas na medida, é fruto de um trabalho iniciado há poucos anos. Ela lembra que a ex-secretária Cidinha Lacerda instituiu uma metodologia de trabalho para que as roupas realmente fossem utilizadas. Com isso, após um cadastro das famílias necessitadas, foi possível realizar a distribuição conforme a numeração de roupa e calçados, além da preocupação com "regras" da religião.

“Neste ano demos um passo à frente, instituindo a separação das peças pelas próprias famílias para facilitar na escolha, já que as peças podem ser melhor aproveitadas”, explica Marta Dourado.



------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: