quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Festa de confraternização do CCI é marcada por emoção

Texto e foto: Camila Graziela

Animados e engajados, participantes realizaram apresentações de dança e coral para os familiares

Na quarta-feira (10), o Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Araçatuba encerrou as atividades do ano com uma programação muito especial. Os participantes, muito animados e engajados, realizaram apresentações de dança e coral para os familiares, que foram convidados para participar dessa festa de confraternização. A ação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Durante o evento, os idosos foram divididos em quatro grupos, e cada um apresentou uma modalidade de dança. Na primeira apresentação, os integrantes interpretaram a música Esperando na Janela, seguida de O que a Baiana Tem? e Bate forte o tambor. Para finalizar as apresentações de grupo, o tango foi escolhido.

Na sequência, a emoção tomou conta do local. A secretária Marta Dourado, que fez questão de estar presente, se emocionou do início ao fim. Canções natalinas foram cantadas pelo coral formado também pelos próprios idosos. Dona Orbeli Madalena Junqueira, de 84 anos, terminou a apresentação emocionada. Sob lágrimas, ela, que se recupera de uma cirurgia cardíaca, contou que pensou não estar viva para viver esse momento. “Faz 80 dias que operei do coração. Fiquei internada na UTI e pensei que fosse morrer. Mas graças a Deus estou aqui participando desta festa maravilhosa”, declarou emocionada. O filho dela, Oriovaldo Junqueira, agradeceu pela existência do CCI. “Aqui minha mãe se curou de uma depressão profunda”, disse. 

Os integrantes estavam devidamente caracterizados, de acordo com cada apresentação. “O figurino deles foi confeccionado pelos próprios idosos”, explicou a coordenadora técnica, Sabrina. Ela ressaltou também, que o ritmo e as músicas das apresentações foram escolhidos pelos próprios usuários.

O local estava inteiramente decorado por enfeites natalinos que foram confeccionados pelos idosos e equipe do CCI durante as aulas de artesanato. Na oportunidade, um buffet foi contratado para servir um farto almoço para os convidados. As mesas estavam decoradas com velas vermelhas e reservadas com o nome de cada usuário. O grupo Amigos da Seresta animou e embalou os 250 convidados que prestigiaram o evento.

CCI

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) é um espaço de atendimento e convivência social, voltado para a melhoria das relações sociais e afetivas do idoso, sua saúde e sua autoestima, evitando a institucionalização e garantindo a melhoria de sua qualidade de vida. O CCI oferece atendimento psicossocial, enfermagem e atividades diversificadas.

Inaugurado em maio de 2013, o CCI tem a finalidade de acolher idosos do município que vivem em situação de vulnerabilidade social. O equipamento fica na rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-Íris. O local tem capacidade para atender 50 pessoas, com mais de 60 anos de idade, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CCI é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.


Confira as fotos:













Nenhum comentário: