quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

CRAS Umuarama recebe palestra Chama Segura

Texto: Camila Graziela
Ministrada por soldado do Corpo de Bombeiros, palestra tem como foco esclarecer a população sobre as formas corretas de se transportar, armazenar, manusear e instalar o botijão de gás

Na quarta-feira (3), os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama participaram de palestra realizada pelo 20º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Araçatuba. 
Denominada de “Chama Segura”, a palestra foi ministrada pelo soldado Barbieri, tem por objetivo a prevenção de acidentes envolvendo Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e conscientização do uso correto e armazenamento dos botijões, bem como fornecer dicas de segurança.



Segundo o soldado, o principal foco é esclarecer a população sobre as formas corretas de se transportar, armazenar, manusear e instalar o botijão de gás. “A intenção é levar para a comunidade a importância da troca e prazo de validade dos equipamentos como mangueiras, válvula redutora de pressão e abraçadeiras, pois estes precisam ser trocados a cada cinco anos”, alertou.

Dicas importantes

Ele alertou ainda que, se ao chegar em casa o morador sentir forte cheiro de gás, a primeira coisa a fazer é arejar o local, como  abrir portas, janelas e nuca ligar nenhum equipamento eletrônico, interruptor de luz,  atitudes simples como estas evitam que ocorra uma explosão.


Para incentivar a troca dos itens e retirar de circulação equipamentos em situação de risco, ou seja, fora do prazo de validade e em condições inadequadas de conservação, ao final da palestra houve a distribuição, mediante a troca, de kits contendo uma mangueira, uma válvula reguladora e duas abraçadeiras.

Durante o evento houve uma demonstração de vazamento do botijão, no qual, foi alertado que o mesmo deve ficar fora de casa, num local arejado porque o gás é mais denso que o ar. “Se o botijão está em um lugar fechado e ocorre um vazamento isso pode gerar uma explosão. Pois ao contrário do que as pessoas pensam não é o botijão que explode, mas sim o vazamento de gás que causa a explosão”, explicou Barbieri.


CRAS Umuarama

Criado no município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças com até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.

O CRAS Umuarama fica na rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 788, atende mensalmente cerca de 430 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Umuarama é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário: