segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Bolsa Família muda de endereço em Araçatuba

Texto e foto: Camila Graziela

Programa passa agra a contar com unidade móvel de atendimento

O programa Bolsa Família, em Araçatuba, está funcionando em novo endereço. A sede agora está localizada na rua do Fico, 745, no bairro Santana. Na sexta-feira (12), a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), inaugurou a nova sede. Na oportunidade, também foi apresentada a unidade móvel do Bolsa Família.


A unidade volante foi adaptada para prestar atendimento itinerante, principalmente em locais de difícil acesso e em bairros mais distantes, como Engenheiro Taveira, Assentamentos Chico Mendes, Hugo Eredia e Araçás, Porto Real, Beatriz, Águas Claras 1 e 2, Atlântico 1 e 2. O Bolsa Móvel terá uma equipe de referência composta por um assistente social, um psicólogo, dois técnicos de nível médio e um motorista.



A secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, ressaltou que adquirir esse veículo era um desejo da ex-secretaria Cidinha Lacerda, e que após vários trâmites somente em maio deste ano foi dado início ao processo licitatório. “De lá pra cá, nós lutamos para que esse sonho hoje se tornasse realidade. Isso vai facilitar principalmente a atualização dos cadastros”, relatou. 



Ainda de acordo com a secretária, a unidade móvel possui todo aparato para atender e encaminhar os serviços prestados pelo Bolsa Família, bem como pela Assistência Social. A unidade móvel é a primeira do Estado de São Paulo. O veículo possui ar condicionado, gerador de energia gasolina/eletricidade, cadeiras e mesas para atendimento, frigobar, internet 3G, sistema de navegação e TV.



O prefeito Cido Sério destacou a importância do Bolsa Família e afirmou que em seu governo o ser humano é valorizado. “É com muita alegria que venho entregar mais esse equipamento que irá facilitar a vida das pessoas. Com o Bolsa Móvel teremos possibilidade de chegar até aquela pessoa que não teve condições nem de vir procurar ajuda. Por isso, meu governo prega investir no humano e acolher aqueles que necessitam para que tenhamos o melhor lugar do mundo para se viver”, disse o prefeito.


Adquirido por recursos federais, por meio do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), a unidade móvel passará a funcionar em 2015. Participaram do ato solene, o prefeito Cido Sério; os secretários municipais Marta Dourado (Assistência Social) e Alex Lapenta (Participação Cidadã); os vereadores Gilberto Batata Mantovani e Durvalina Garcia e a ex-secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda.

O Prédio e o Bolsa

O prédio da nova sede é amplo, possui 435,25 m², dois pavimentos, elevador e é inteiramente acessível. Com a mudança, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), visa melhorar a qualidade do ambiente de atendimento e oferecer mais espaço e acessibilidade. Atualmente, o Bolsa Família atende no município cerca de 20.300 famílias, e funciona das 8h às 16h30.

Criado em Araçatuba em 2004, o Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Ele integra o Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.


Para participar do Programa é preciso se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que é o portal de entrada para todos programas sociais e também para o Minha Casa Minha Vida. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o Bolsa Família é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: