terça-feira, 22 de junho de 2010

Beneficiários do Bolsa Família precisam fazer o recadastramento até outubro

As famílias cadastradas no Programa Bolsa Família (PBF) precisam fazer a atualização dos dados para não correr o risco de ter o benefício cancelado. Em Araçatuba, cerca de 4,9 mil famílias são beneficiárias. Elas têm que manter seus dados cadastrais atualizados de dois em dois anos, pelo menos. O recadastramento de 2010 começou a ser feito em janeiro e o prazo final é outubro.

Segundo a coordenadora do PBF na cidade, Vera Lúcia Franco Nava, a recomendação é que as famílias procurem a sede do programa de acordo com o número final do cartão do usuário - Número de Identificação Social (NIS). Ela disse que o prazo recomendado às pessoas com cartões que tenham final 1, 2, 3 ou 4 terminaria em abril, mas que, no caso de famílias que não tenham procurado o Bolsa até esse mês, devem fazê-lo até outubro.

Vera ressaltou também que os usuários cujos cartões tenham 5, 6 ou 7 como números finais têm até julho para proceder com o recadastramento e aqueles com números finais 8, 9 e 0, até outubro. Ela informou ainda que para a atualização cadastral, além do cartão de usuário, o beneficiário precisa levar os documentos de todas as pessoas que moram na mesma casa e que constituem o grupo familiar (ver abaixo lista completa dos documentos).

Os valores pagos pelo Bolsa variam de R$ 22 a R$ 200. Segundo o levantamento mais recente da Secretaria de Ação Social de Araçatuba, cerca de 2,3 mil famílias da cidade já fizeram o recadastramento ou se inscreveram no programa neste ano. O PBF foi criado pelo governo federal em 2003 e tem o objetivo de transferir renda às famílias em situação de pobreza, desde que elas atendam condicionalidades como frequência escolar dos filhos e calendário vacinal das crianças atualizado.

Documentos (originais) necessários:

- Certidão de Nascimento (solteiros), Casamento (casados), Averbação (separados) e Óbito (viúvos);
- Carteira de trabalho para todas as pessoas a partir de 16 anos;
- Último holerite, se tiver registro em carteira (se for aposentado trazer extrato do beneficio; pessoa com idade a partir de 55 anos, e que não recebe aposentadoria, tem que trazer uma declaração do INSS constando que não possui nenhum benefício;
- RG, CPF e Titulo de Eleitor;
- Comprovante de residência atualizado (água, luz ou telefone);
- Comprovante de matricula dos filhos;
- Termo de guarda para os casos de neto(s), sobrinho(s) e outros.

Serviço:

Recadastramento do Bolsa Família
Endereço: Praça do Relógio. s/n, centro
Antiga Estação Ferroviária (ao lado terminal de ônibus da TUA)
Informações: 3608-7081

Nenhum comentário: