sexta-feira, 11 de junho de 2010

Agentes de saúde são capacitados em campanha

Cerca de 200 agentes comunitários da Secretaria de Saúde e Higiene Pública passaram por uma capacitação na manhã desta sexta-feira (11), no auditório do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). O curso integra a campanha de combate ao trabalho infantil, que a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Ação Social (SAS), promove até a próxima sexta-feira (18), em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho).

As atividades estão sendo organizadas por um dos programas da SAS, o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), cuja equipe técnica ministrou o curso desta manhã. A capacitação também teve uma palestra com a auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Maria Vanda do Nascimento, que apresentou dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e falou sobre legislação. O objetivo do curso foi explicar para os profissionais da saúde o que é o trabalho infantil, formas de prevenção, como identificar os casos e fazer os encaminhamentos.

O psicólogo do Peti, Edson Neves Terra Júnior, apresentou o programa responsável em Araçatuba por combater, com medidas socioeducativas e de transferência de renda, situações de trabalho infantil. Já a coordenadora do Peti, Olga Cristina Saito, disse que os agentes de saúde são fundamentais no trabalho de conscientização da famílias. “Esses profissionais têm contato direto com as famílias e podem nos ajudar na prevenção e identificação de situações de trabalho infantil”, disse Olga.

A capacitação também foi oferecida a educadores da rede municipal de ensino na quarta-feira (9). Além dessas atividades, a campanha de combate ao trabalho infantil em Araçatuba promoverá oficinas culturais e recreativas na Praça João Pessoa, desta segunda-feira (14) até quinta-feira (17). O encerramento, também na praça, será marcado pela apresentação da peça “Os Saltimbancos”, encenada pelas crianças do Peti na próxima sexta-feira.

Foto: AAS

Nenhum comentário: