terça-feira, 8 de junho de 2010

Prefeitura promove campanha de combate ao trabalho infantil

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Ação Social (SAS), vai realizar uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho). O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população sobre o tema, em campanha que tem início nesta quarta-feira (9), com uma oficina de capacitação para educadores, e encerramento no dia 18, com apresentação teatral na Praça João Pessoa.

O evento está sendo organizado por um dos programas da SAS, o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Sua coordenadora, Olga Cristina Saito, afirma que as atividades terão caráter educativo. “Vamos promover oficinas e capacitações sobre o assunto, com o intuito de envolver a comunidade e os profissionais da educação e da saúde”, disse Olga. A coordenadora afirmou também que serão distribuídos panfletos e adesivos sobre o tema.

A primeira atividade vai ser realizada na manhã desta quarta-feira na Secretaria da Educação, onde professores e coordenadores da rede municipal de ensino vão passar por uma capacitação sobre como prevenir e identificar casos de trabalho infantil. Na sexta-feira (11) agentes de saúde também serão capacitados. Quem vai ministrar o curso é a equipe técnica do Peti, composta por assistentes sociais e monitores.

Durante a semana em que será celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil haverá diversas oficinas culturais e recreativas, além de exposição de trabalhos artísticos feitos por crianças. As oficinas são gratuitas e destinadas ao público infantil e juvenil, com inscrição no dia das atividades.

O encerramento da campanha, na sexta-feira (18), será marcado pela apresentação de uma adaptação da peça “Os Saltimbancos”, encenada por algumas das 85 crianças e adolescentes que são atendidas no Peti. O evento conta com o apoio da Fundação Telefônica, Competi (Comissão de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil), Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Programação

09/06 – quarta-feira, a partir 8h30
Capacitação de professores e coordenadores da rede municipal de ensino
Local: Secretaria da Educação

11/06 – sexta-feira, a partir das 8h30
Capacitação de agentes de saúde
Local: Senac

Atividades na Praça João Pessoa

14/06 – segunda-feira
- das 8h30 às 10h e das 14h30 às 16h
Oficina de Sucata (brinquedoteca)

15/06 – terça-feira

- das 8h30 às 10h
Oficina de Capoeira. Hip Hop e Artes Circenses

16/06 – quarta-feira
- das 8h30 às 10h e das 14h30 às 16h
Oficina de Artes

17/06 – quinta-feira

- das 8h30 às 10h e das 14h30 às 16h
Oficina de Jogos

18/06 – sexta-feira
- às 9h e às 15h
Apresentação da peça “Os Saltimbancos”

Nenhum comentário: