sexta-feira, 13 de maio de 2011

Secretaria promove semana de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizará a Semana de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Organizado pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o evento terá abertura oficial nesta segunda-feira (16) e encerramento no sábado (21). Ele faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (18 de maio).


Durante a semana, serão realizados debates, palestras, passeata e ações educativas relacionadas ao tema. A abertura será realizada no Senac, a partir das 8h30, ocasião em que especialistas debaterão o assunto. Na oportunidade, crianças do Peti (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil), do Programa Lobato – Sítio da Criança e da Casa Abrigo farão apresentações circenses. Haverá ainda premiação às crianças participantes de concurso cultural que escolheu o desenho que simboliza a campanha deste ano.

O desenho vencedor – que está estampado nos materiais de divulgação da semana - foi feito por Luan Cordeiro Lima, 13 anos. Ele é um dos atendidos no Peti e concorreu com cerca de 200 crianças. Segundo a coordenadora do CREAS, Mirela Regina Genaro, o objetivo da semana é conscientizar a comunidade sobre o tema. “Queremos sensibilizar as pessoas a quebrarem esse muro do silêncio, a denunciarem os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes”, afirma a coordenadora.

Ações

Segundo ela, as crianças da rede municipal de ensino e dos programas sociais da secretaria, além de assistirem às peças de teatro, vão receber um gibi interativo sobre o tema e modelos de cartinhas anônimas de como denunciar as situações de violência. “Nos CRAS e na escola Arantes Terra, do bairro Alvorada, vamos realizar palestras para as famílias”, diz Mirela.

Ela destaca também que haverá panfletagem em vias de grande circulação e ações destinadas aos motoristas, por meio de parceria com o Sest/Senat. Além deste, são parceiros do evento o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Senac e as secretarias municipais de Participação Cidadã e de Educação. Mais informações: 3608-3393.

Programação:

16/05 (segunda-feira)
8h30 - Abertura da Semana - Mesa de autoridades e especialistas, apresentação artística das crianças do Peti, Programa Lobato e Casa Abrigo, entrega das premiações às crianças participantes de concurso cultural (desenho que simboliza a Campanha de 2011) - Local: SENAC (Av. João Arruda Brasil, 500 – bairro São Joaquim)

17/05 (terça-feira)
8h30 e 14h - Apresentação teatral para crianças da Rede Municipal de Ensino e programas da Assistência Social (Local: Senac)
9h - Atividades com as famílias sobre a temática nos CRAS do Rosele e do Jussara
14h30 - Atividades com as famílias sobre a temática no CRAS do São José
15h - Atividades com as famílias sobre a temática no CRAS do Rosele
19h - Palestra para alunos do curso de Serviço Social da UNIP

18/05 (quarta-feira)
8h - Panfletagem e sensibilização nas principais avenidas de Araçatuba
8h30 e 14h - Apresentação teatral para crianças da Rede Municipal de Ensino e programas da Assistência Social (Local: Senac)
20h - Projeto Sest/Senat Cine Clube Ação com o curta “Mudança de Rumo” – Local: Auto Posto Cacique (público-alvo: motoristas)

19/05 (quinta-feira)
8h30 e 14h - Apresentação teatral para crianças da Rede Municipal de Ensino e programas da Assistência Social (Local: Senac)
9h - Atividades com as famílias sobre a temática nos CRAS do Umuarama e do Jussara
14h - Atividades com as famílias sobre a temática no CRAS do Umuarama
14h30 - Atividades com as famílias sobre a temática no CRAS do São José
19h - Palestra na Escola Arantes Terra (bairro Alvorada)

20/05 (sexta-feira)
8h30 e 14h - Apresentação teatral para crianças da Rede Municipal de Ensino e programas da Assistência Social (Local: Senac)
9h - Atividades com as famílias sobre a temática no CRAS do Umuarama

21/05 (sábado)
8h30 - Sensibilização e panfletagem na Praça Rui Barbosa e passeata pelo calçadão
10h - Apresentação teatral e encerramento da Semana, na Praça João Pessoa
10h - Projeto Sest/Senat Cine Clube Ação com o curta “Mudança de Rumo” – Local: Auto Posto Cacique (público-alvo: motoristas)
15h - Apresentação teatral para pais da Escola de Esporte do Sest/Senat e comunidade em geral

Nenhum comentário: