segunda-feira, 16 de maio de 2011

Secretaria inicia semana de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), deu início, na manhã desta segunda-feira (16), à Semana de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A cerimônia de abertura foi realizada no auditório do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Organizado pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), órgão da SMAS, o evento tem por objetivo sensibilizar as pessoas e conscientizá-las a denunciar os casos de violência sexual.

A semana encerra no sábado (21) e faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (18 de maio). A abertura contou com a presença de dezenas de pessoas ligadas ao segmento infantojuvenil. Compuseram a mesa de autoridades os secretários municipais Cidinha Lacerda (Assistência Social), Alex Lapenta (Participação Cidadã) e Beatriz Soares Nogueira (Educação), o presidente da Câmara dos Vereadores, Cido Saraiva, a delegada da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), Luciana Pistori Frascino, e o promotor público Lindson Gimenes de Almeida.

O conselheiro tutelar Edson da Rocha e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Albertino de Lima, também participaram. Na ocasião, a secretária Cidinha - que representou o prefeito Cido Sério no evento - disse que a semana vem para abrir os olhos da sociedade para a questão e congregar mais agentes no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. “Todos temos que estar unidos nessa luta e essa rede precisa se fortalecer para que aja continuidade dos trabalhos e a criança seja de fato protegida”, disse.

ESFORÇOS

A secretária também fez menção os esforços da Administração Municipal em reestruturar equipamentos sociais ligados ao segmento e em capacitar os técnicos para desenvolver os programas. A delegada Luciana também destacou a importância da união entre os atores sociais no combate à violência sexual e reforçou a importância da denúncia. “A gente pede sempre para que a sociedade não tenha medo de denunciar, porque dessa forma é que podemos chegar aos agressores”, afirmou. Já o promotor Lindson falou sobre a violência intra-familiar e sobre a capacidade dos agressores em se disfarçar sob “pele de cordeiros”.

AVANÇOS

Ele ainda enfatizou a importância da rede protetiva, especialmente do CREAS, no atendimento a crianças vitimizadas. “Os avanços que tivemos com o CREAS desde o ano passado são muito interessantes. Da Semana de Combate à Violência de 2010 pra cá nós tivemos um aumento significativo de denúncias e eu (Promotoria) tive um número significativo de afastamento de vitimizadores”, afirmou.

DESENHO

Depois das explanações houve premiação dos desenhos vencedores de concurso cultural sobre o tema. Em primeiro lugar ficou Lucas Cordeiro Lima (foto), do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). O menino de 13 anos ganhou um vídeo-game (Playstation) e teve seu desenho transformado em logo (acima) da campanha de 2011.

Júlia Copetti, de 8 anos e também do Peti, e Felipe Barbosa, 14 anos e pertencente ao Programa Lobato – Sítio da Criança, ficaram em segundo e terceiro lugares respectivamente. Júlia ganhou um MP4 e Felipe, um celular. Ao final, houve apresentação circense (vídeo abaixo) com crianças do Peti, Programa Lobato e Casa Abrigo. A semana tem como parceiros o Sest/Senat, Senac, Tiro de Guerra, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e as secretarias municipais de Participação Cidadã e de Educação.



O evento prossegue com diversas atividades até sábado (21). Confira abaixo a programação:


17/05 (terça-feira)
8h30 e 14h - Apresentação teatral para crianças da Rede Municipal de Ensino e programas da Assistência Social (Local: Senac)
9h - Atividades com as famílias sobre a temática no Centro Comunitário do Rosele (Rua Wandenkolk, 3.126) e no CRAS do Jussara (Rua José Canovas Andreu, 1001)
14h30 - Atividades com as famílias sobre a temática no CRAS do São José (Rua Fundador Paulino Gato, 900)
15h - Atividades com as famílias sobre a temática no Centro Comunitário do Rosele
19h - Palestra para alunos do curso de Serviço Social da UNIP

18/05 (quarta-feira)
8h - Panfletagem e sensibilização nos cruzamentos das ruas Luis Pereira Barreto com Cussy de Almeida; Marcílio Dias com Prestes Maia; Bandeirantes com Araçás; e Vasco da Gama com Marcos Toquetão.
8h30 e 14h - Apresentação teatral para crianças da Rede Municipal de Ensino e programas da Assistência Social (Local: Senac)
20h - Projeto Sest/Senat Cine Clube Ação com o curta “Mudança de Rumo” – Local: Auto Posto Cacique (público-alvo: motoristas)

19/05 (quinta-feira)
8h30 e 14h - Apresentação teatral para crianças da Rede Municipal de Ensino e programas da Assistência Social (Local: Senac)
9h - Atividades com as famílias sobre a temática nos CRAS do Umuarama (Rua Célio de Araújo Cintra, 778) e do Jussara
14h - Atividades com as famílias sobre a temática no CRAS do Umuarama
14h30 - Atividades com as famílias sobre a temática no CRAS do São José
19h - Palestra na Escola Arantes Terra (bairro Alvorada)

20/05 (sexta-feira)
8h30 e 14h - Apresentação teatral para crianças da Rede Municipal de Ensino e programas da Assistência Social (Local: Senac)
9h - Atividades com as famílias sobre a temática no CRAS do Umuarama

21/05 (sábado)
8h30 - Sensibilização e panfletagem na Praça Rui Barbosa e passeata pelo calçadão
10h - Apresentação teatral e encerramento da Semana, na Praça João Pessoa
10h - Projeto Sest/Senat Cine Clube Ação com o curta “Mudança de Rumo” – Local: Auto Posto Cacique (público-alvo: motoristas)
15h - Apresentação teatral da “Escola de Esporte”, no Sest/Senat

Nenhum comentário: