segunda-feira, 30 de maio de 2011

Araçatuba terá Semana de Erradicação do Trabalho Infantil

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), vai realizar em Araçatuba a Semana de Erradicação do Trabalho Infantil, de 6 a 11 de junho, além de um fórum de discussão sobre o tema, no dia 17, e panfletagem e sensibilização no dia de vacinação de crianças contra a paralisia infantil (18 de junho). O lema da campanha é “Cartão vermelho ao trabalho infantil”.

Durante a semana, serão realizadas diversas atividades, como exibição de documentário sobre o tema, exposição de fotografias, panfletagem em ruas da cidade e apresentação teatral. O evento faz alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho). Segundo o coordenador do Peti, Edson Neves Terra Júnior, a Semana tem por objetivo promover a reflexão do tema na sociedade.

“Além de divulgar a data, queremos levar para as pessoas informações sobre os malefícios do trabalho infantil no desenvolvimento das crianças. Queremos sensibilizar e conscientizar a comunidade”, disse Terra Júnior. De acordo com ele, a programação do evento foi discutida pela Competi (Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil).

Mostra

O coordenador afirmou que a ideia foi também aproximar o tema do público universitário, por meio da mostra de fotografias “Mitos e Verdades sobre o Trabalho Infantil”, que ficará em exibição no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e na FEA (Faculdade Educacional de Araçatuba). Esta última também vai sediar o fórum de discussão “A Sociedade Contemporânea e a Exploração do Trabalho Infantil”, no dia 17 (sexta-feira).

Jogos

Durante a semana serão ainda distribuídos em brinquedotecas e escolas municipais mais de 500 kits de jogos alusivos ao tema do evento. A Semana tem como parceiros a Fundação Telefônica, Competi e Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), e conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde, Educação e Participação Cidadã.

Programação:

6/6 – segunda-feira
8h - Abertura, com apresentação e discussão de documentário sobre o trabalho infantil
Local: Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge
Endereço: Rua Armando Sales de Oliveira, s/n – Bairro Bandeiras

7/6 – terça-feira
9h às 22h – Exposição de fotografias “Mitos e Verdades sobre o Trabalho Infantil”
Local: Senac
Endereço: Avenida João Arruda Brasil, 500 – Bairro São Joaquim

8/6 – quarta-feira
8h às 20h – Panfletagem em vias de grande movimentação (locais a definir)

9/6 – quinta-feira
9h às 22h - Exposição de fotografias “Mitos e Verdades sobre o Trabalho Infantil”
Local: FEA
Endereço: Rua Marcondes Salgado, 410 – Bairro Santana

10/6 – sexta-feira
15h – Apresentação teatral das crianças e adolescentes do Peti
Local: Praça João Pessoa

11/6 – sábado
11h - Mobilização e panfletagem
Locais: Praça Rui Babosa e Calçadão da Marechal

6/6 a 10/6 – segunda a sexta-feira
8h às 17h – Entrega de kits de jogos sobre o tema Trabalho Infantil
Locais: brinquedotecas de programas sociais e escolas municipais

17/6 – sexta-feira
20h – Fórum de discussão como tema “A Sociedade Contemporânea e a Exploração do Trabalho Infantil”
Local: FEA

18/6 – sábado
8h às 17h – Panfletagem e sensibilização sobre o tema em postos de saúde e UBSs, em dia de Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil

Nenhum comentário: