segunda-feira, 9 de maio de 2011

Equipe do Centro de Referência da Mulher visita escolas municipais

O Centro de Referência da Mulher (CRM) “Josymary Aparecida Carranza” foi inaugurado há quase um ano. Mas tem uma parcela da população de Araçatuba que desconhece o local ou não sabe quais serviços ele oferece. Com o intuito de divulgar o órgão de proteção a mulheres vítimas de violência, a equipe do CRM tem ido a escolas municipais. As visitas ocorrem quando as unidades de ensino recebem mães ou responsáveis.


Na semana passada, a equipe iniciou a série de visitas na escola Camila Tomashinsky, na Vila Industrial, em evento alusivo ao Dia das Mães. Segundo a coordenadora do centro de referência, Raquel dos Santos, a equipe vai visitar nas próximas semanas cerca de 60 unidades de ensino. “Em algumas escolas, nós passaremos um vídeo sobre Maria da Penha, vítima de violência doméstica que se transformou em ativista dos direitos das mulheres, além de ter dado nome à lei que coíbe a violência contra a mulher”, diz.

“Mas, em geral, damos palestra sobre o que é o CRM e os tipos de violência contra a mulher, além de transmitirmos mensagens de reflexão”, afirma. Segundo a coordenadora, o CRM tem toda uma estrutura para atender a mulher vitimizada, não só no que diz respeito à agressão física, mas aos outros tipos de violência, como a psicológica. Raquel destaca que o atendimento no centro de referência é sigiloso e feito por uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogas, assistentes sociais e advogado.


Proteção

Além da coordenadora, o corpo de funcionários ainda conta com auxiliar administrativa, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e segurança. Inaugurado no dia 24 de maio de 2010 pelo Governo Municipal, o CRM é um importante equipamento social que compõe a rede de atendimento a segmentos vulneráveis. Ele integra os serviços de proteção social especial e é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Entre os serviços prestados pelo órgão se destacam o atendimento psicossocial, assessoria jurídica, atividades de prevenção, articulação com rede de atendimento de proteção especial e levantamento de dados locais sobre a situação da violência contra a mulher. O centro atende na Rua Chiquita Fernandes, 615 - Vila Bandeirantes. Telefone: 3608-4452.

Fachada do prédio do CRM:

Nenhum comentário: