segunda-feira, 23 de maio de 2011

Passeata e teatro marcam encerramento da Semana de Combate à Violência Sexual

O encerramento da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes reuniu quase 200 pessoas no sábado (21). Pela manhã, houve uma passeata com início na Praça Rui Barbosa, panfletagem no Calçadão e caminhada pela rua Duque de Caxias até a Praça João Pessoa, onde foi apresentada uma peça teatral alusiva ao tema da semana ("Quem Tem Medo do Lobo Mau?", com o grupo De Cara na Cena). Durante a semana, a apresentação também foi feita para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino e de programas sociais do Governo Municipal.

Além desses eventos, durante o sábado, no Sest/Senat, foi exibido o curta-metragem “Mudança de Rumo” e feita apresentação teatral da “Escola de Esporte”. Na João Pessoa, a secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda (foto), resumiu a importância do evento: “É fundamental sensibilizar as pessoas para que se conscientizem e denunciem os casos de violência sexual. A ênfase dada neste momento, aproveitando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (18 de maio), precisa continuar em todos os demais dias do ano".

O prefeito Cido Sério também participou do ato, bem como o secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta. Realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), a Semana teve início na segunda-feira (16) com diversas atividades, entre as quais palestras sobre a temática nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).

Resultado

Para a coordenadora do CREAS, Mirela Regina Genaro, o resultado obtido com a Semana foi excelente. "Conseguimos mobilizar grande parte da comunidade e, especialmente, as crianças. Dentre as várias ações é possível destacar as realizadas nas unidades do CRAS, que possibilitaram o envolvimento de quase 400 famílias”, avalia Mirela.

Segundo ela, cerca de 800 crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino e de programas sociais assistiram à peça "Quem tem medo do Lobo Mau?". A Semana teve como parceiros o Sest/Senat, Senac, Tiro de Guerra, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e as secretarias municipais de Participação Cidadã e de Educação.

Nenhum comentário: