sexta-feira, 15 de março de 2013

Araçatuba participa de colegiado sobre Assistência Social

Marta Dourado com Denise Colin, secretária Nacional de Assistência Social
Secretária Marta Dourado com Patrus Ananias, ex-ministro da Previdência Social
Texto: Camila Graziela

Araçatuba esteve representada no Encontro Regional do Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social), Região Sudeste, que foi realizado no Hotel Grandarrell em Belo Horizonte (MG). O evento começou nesta terça-feira (12) e terminou nesta quarta-feira (13).

O prefeito Cido Sério foi representado pela secretária de Assistência Social, Marta Dourado. O município enviou, ainda, as diretoras de departamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Maria Regina Arruda e Márcia Regina Moreira Lavoyer.

O encontro teve como tema, neste ano, o financiamento do Suas (Sistema Único de Assistência Social), dando ênfase à gestão municipal e às desigualdades regionais. O Congemas tem por objetivo defender a Assistência Social como Política de Seguridade, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da Loas (Lei Orgânica de Assistência Social).

Ao longo dos dois dias foram promovidas diversas palestras e oficinas. Entre os expositores, estiveram Valdiosmar Vieira dos Santos, presidente do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Congemas e Denise Ratmann Arruda Colin, da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS).

À FRENTE
A secretária de Assistência Social de Araçatuba, Marta Dourado, afirmou que a participação no encontro foi muito produtiva, pois ela e as demais representantes de Araçatuba puderam tomar parte de diversos debates e oficinas, ampliando a visão geral sobre o atendimento na área.

Ao comparar a realidade de Araçatuba com os painéis apresentados por outros municípios, de vários estados, Marta Dourado disse que ficou “feliz por saber que nosso município está à frente na implantação de muitos programas”. Como exemplos, ela citou a instalação e o funcionamento do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e do Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

“Alguns estados ainda estão com dificuldades na implantação destes programas, que em nossa cidade já estão em pleno funcionamento e mudando a vida das pessoas para melhor. Fiquei satisfeita em saber que Araçatuba está à frente e pronta para avançar ainda mais”, afirmou a secretária, que elogiou a gestão anterior da pasta.

FUTURO
A secretária Marta Dourado adiantou, no final de sua participação do Congemas, que o prefeito Cido Sério tem preparado planos para ampliar ainda mais os trabalhos na área de assistência social. Isso acontecerá com a ampliação dos atuais programas, implantação de novos projetos e criação do Suas municipal.

“Nosso sucesso nesta área está pautado no comprometimento do atual governo, que avançou ao estabelecer políticas públicas que garantem o atendimento de qualidade e realmente amparam as pessoas em vulnerabilidade social e as ajudam a sair desta situação”, comenta Marta Dourado.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636- 1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------
 

Nenhum comentário: