terça-feira, 26 de março de 2013

Programa de Orientação Profissional entrega certificados

Texto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT), em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SMAS) e com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), entregou, na tarde desta segunda-feira (25), certificados a 23 jovens do Programa Orientação Profissional para Jovens.

O evento aconteceu na sede da SMDERT e contou com a presença do prefeito Cido Sério; da secretária de Assistência Social, Marta Dourado; do secretário da SMDERT, Carlos Farias; das secretárias Kelli Cristina Cardozo de Oliveira Deusdete (Participação Cidadã); Rafalea Garcia (Comunicação). Também estiveram presentes o supervisor do CIEE, James Lourenço Júnior, a supervisora de RH do Grupo Aralco, Gislainde Targa.

De acordo com o secretário da SMDERT, Carlos Farias, o programa foi criado há dois anos e meio, e tem focado na preparação de meninos e meninas para o primeiro emprego. “Desde quando iniciamos o curso, 562 jovens já foram capacitados e 102 foram empregados, tanto pelo programa 'Menor Aprendiz' quanto pela 'Lei Federal de Estágios’”, disse o secretário.

Farias ainda ressaltou que ações como esta fazem parte da política do prefeito Cido Sério, de cuidar do ser humano e dar oportunidades iguais. “Nós buscamos abrir espaços de cidadania, aonde o jovem tem oportunidades”, finalizou.

CONHECIMENTO
Na oportunidade, o prefeito Cido Sério destacou sobre conhecimento e oportunidade. “Com as novas tecnologias, o conhecimento ficou mais perto de todos. O saber é a única coisa, no mundo, que custa pouco e ninguém tira de nós. A inteligência é a descoberta do saber. Vocês têm que aproveitar a oportunidade que estão tendo, o pontapé inicial nós demos, agora é cada um de vocês é que vai traçar o próprio caminho”, destacou o prefeito.

Ministrado pela instrutora do CIEE, Luciana Deniz, o curso orienta sobre como elaborar um currículo, sobre comportamento ético em processo seletivo e auxilia na escolha da profissão, por meio de teste vocacional.

APRENDIZADO
Uma jovem de 13 anos, que faz parte do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), aprovou a experiência. “Eu achei muito bom porque aprendi como elaborar um currículo e como me comportar durante entrevistas de emprego”, comentou ela.

Já outro jovem de 15 anos diz que o curso vai ajudar a melhorar seu desempenho na hora de conseguir um emprego. “Para mim foi muito válido porque me ajudou a como me comportar quando for arrumar um emprego”, destacou ele.

EMPRESAS
Dentre as empresas contratantes estão a CPFL, Caixa Econômica Federal, Nestlé e Entidades Públicas como o Palácio da Justiça e a Procuradoria do Estado. Todos jovens são estudantes da rede pública, do ensino médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos), com idade entre 14 a 20 anos.

O curso é divulgado todo mês nas unidades do CRASs (Centro de Referência de Assistência Socia), nos jornais, rádios e TVs. A turma de hoje está composta também por 11 alunos do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que, além do certificado de conclusão do curso, estarão recebendo a primeira carteira de Trabalho e Previdência Social.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: