sexta-feira, 8 de março de 2013

Mulheres são valorizadas pelo Governo Municipal

Auriluce Sales C. Correa
Texto e foto: Camila Graziela

Falar de valorização é, antes de tudo, pensar o tempo todo no ser ou objeto valorizado, e não somente neste ou naquele momento. Quando amamos, e por isso valorizamos, o fazemos cotidianamente, por meio de gestos, ações, palavras, preocupação, zelo...

Por isso mesmo, falar da valorização das mulheres, numa semana inteiramente dedicada a elas, seria pouco. Claro que a data é importante para enfatizar determinadas questões, aproximar-se da comunidade por conta da atmosfera trazida pela mídia e as muitas instituições, associações, entidades e grupos, com seus eventos e encontros todos. Mas a valorização acontece, de fato, no dia a dia, nas rotinas que fazem com que as mulheres de Araçatuba sejam caracterizadas como verdadeiras heroínas de suas famílias: a mulher mãe, a mulher companheira, a mulher trabalhadora, a mulher delicada, a mulher política, a mulher empreendedora, a mulher amiga...

A Prefeitura de Araçatuba, por meio de suas secretarias Municipais e programas, tem adotado medidas que colocam a mulher araçatubense em destaque, com foco na dignidade humana e inclusão social. A Administração construiu equipamentos novos, reestruturou programas, 

investiu na qualificação profissional, iniciou novos cursos e oficinas, entre outras ações.

Com isso, o atendimento às mulheres foi ampliado e os benefícios atingem toda a família. Inaugurado em maio de 2010 o CRM (Centro de Referência da Mulher) Josymary Aparecida Carranza é o principal espaço dedicado exclusivamente à mulher. O local já prestou 9,4 mil atendimentos a 3,8 mil pessoas desde que iniciou as atividades.

A comerciante Auriluce Sales C. Correa, de 46 anos, é uma das mulheres atendidas pelo CRM. Ela frequenta o espaço há oito meses e diz que procurou o órgão porque estava passando por problemas conjugais e não conseguia chegar a um acordo.
 

“Quando cheguei aqui estava muito nervosa, mas a cada consulta com os psicólogos eu percebia uma melhora e, hoje, vejo a vida diferente; hoje eu sei dos direitos que nós mulheres temos, pois, muitas vezes, as mulheres não sabem de seus direitos e não correm atrás deles. Eu acho que todas deviam ter conhecimento. Eu só tenho que agradecer a Deus por ter encontrado o CRM, graças a ele eu consegui me separar da melhor forma possível”, declarou.

Entre os serviços ofertados, estão acolhimento, atendimento socioassistencial, atendimento psicológico e orientação jurídica. Ainda há oficinas de reflexão e encaminhamentos para outros programas da Rede de Proteção Social e demais órgãos. Também fazem parte do trabalho do CRM visitas domiciliares, palestras de divulgação, contatos interinstitucionais, entre outras ações.

O CRM foi criado com o objetivo de acolher a mulher vitimizada e contribuir para que ela conquiste autossuficiência e resgate a autoestima. Para tanto, a Secretaria Municipal de Assistência Social possui programas ou centros que auxiliam nesse processo. São os casos dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), que juntos atendem, aproximadamente, 5 mil famílias em Araçatuba.

Na cidade havia apenas dois Cras, com poucos profissionais e oferta de atividades. A administração construiu três novas unidades, reestruturou as que já existiam, ampliando, inclusive, o número de funcionários, aumentando, assim, os serviços oferecidos.

E foi no Cras do Etemp que Neusa da Costa, de 38 anos, recuperou a autoestima. Casada, mãe de três filhos, ela conta como sua vida mudou após frequentar as atividades no Cras. Devido a um acidente de trabalho, ela machucou a coluna e não pôde mais trabalhar. E isso, segundo ela, resultou numa depressão.

“Eu era depressiva, só queria ficar dentro de casa, não conversava com ninguém. Foi quando comecei a frequentar o Cras. Em cada reunião eu ia ganhando minha autoestima novamente, lá me disseram que eu poderia voltar a trabalhar, tanto que já estou trabalhando como cuidadora de idoso, e consegui minha casinha no Minha Casa, Minha Vida, porque foi lá que fiquei sabendo das inscrições. Graças ao Cras, hoje eu cuido dos meus filhos, da minha casa, saio sozinha, porque antes eu tinha que sair sempre acompanhada. Hoje eu sou uma pessoa muito feliz, e devo isso ao Cras”, concluiu.

Integrante do grupo da terceira idade do Cras São José, a dona de casa Ana Maria da Silva, de 65 anos, é mais uma das inúmeras mulheres que são atendidas e satisfeitas com os serviços prestados pelos Cras. Segundo ela, a vida ganhou novo sentido ao frequentar o grupo porque fez amizades, adquiriu conhecimentos e recebeu assistência jurídica. Ela conta que o marido, já idoso, foi vítima de um sobrinho que usou o cartão do banco para fazer um empréstimo, por isso recebe a assistência de uma advogada. “Aqui todos os meus problemas são sanados, meu marido tem 87 anos, é acamado e nós recebemos todo apoio necessário, de fraldas geriátricas a advogado. O Cras tem feito para mim tudo o que podia fazer, e mais um pouco. Hoje, eu sou satisfeita por ter o Cras em minha vida”, finalizou.

Durante esta semana a prefeitura, por meio de todas as secretarias, realizou uma série de atividades voltadas às mulheres, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636- 1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário: